A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), promove o seminário Maceió Acessível, para discutir políticas e ações de acessibilidade. O evento acontece entre os dias 24 e 26 de agosto, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits).
O seminário, que é gratuito, tem como objetivo difundir e incentivar o desenvolvimento de ambientes adequados a todas as pessoas, como estabelecido na legislação e na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Aos participantes, será oferecida a Oficina Cidade Acessível, um curso de noções básicas de acessibilidade, com duração de 20 horas.
O evento tem como público alvo representantes de instituições e entidades que desenvolvem ou participam de ações para a comunidade, o município e a atividade turística em Maceió. Dentre eles, gestores, diretores de órgãos públicos e entidades de classe.
Maceió se destaca pelas ações direcionadas à acessibilidade. Entre elas, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que foi construído para receber qualquer cidadão que tenha necessidades especiais, como é o caso dos cadeirantes, surdos ou cegos. Além disso, recentemente foram criadas jangadas acessíveis nas piscinas da Pajuçara.