Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Maior e com programação especial, 35ª edição do Festuris é lançada oficialmente; saiba tudo

GSM 0568 Maior e com programação especial, 35ª edição do Festuris é lançada oficialmente; saiba tudo

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, do Festuris (Divulgação)

A 35ª edição do Festival de Turismo de Gramado (Festuris) foi lançada nesta terça-feira (15). Os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello apresentaram as novidades da 35ª edição do evento que acontece de 9 a 12 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Uma das grandes novidades é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park.

Nesta edição histórica, que tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15 mil participantes no Festuris. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados. Dois pavilhões estarão completos com estandes, e o Meeting, parte do conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão. Como uma das ações de sustentabilidade da organização, os pavilhões são chamados de Araucária, Hortênsia e Plátano.

“O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo! Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos para a realização do evento”, destacou Marta Rossi, CEO do Festuris, que ainda lembrou do pioneirismo do Festuris ao apresentar temas e propor o debate importantes para o do turismo. Na ocasião, emocionada, Marta relembrou da caminhada que, há 35 anos, iniciou ao lado de Silvia Zorzanello.

Sustentado por sua relevância e compromisso com o trade turístico em sempre buscar novidades para o segmento, o Festuris fideliza seus expositores. A marca de 75% dos espaços de todo o evento é de clientes que renovam contratos há anos. Mas também há grande número de novos clientes, cerca de 25% nesta edição. “Estamos orgulhosos dos resultados desta edição, especialmente depois do sucesso da edição do ano passado”, afirmou Eduardo, ao citar que todos os três pavilhões estão ocupados.

GSM 1061 Maior e com programação especial, 35ª edição do Festuris é lançada oficialmente; saiba tudo

Parceiros do Festuris (Divulgação)

IMPACTO ECONÔMICO – Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido a realização do evento, foi de R$ 25 milhões. Com base nas estimativas, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões. O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$ 350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões.

SEGMENTAÇÃO – O grande aliado de o Festuris ser conhecido como evento de negócios turísticos que efetivamente gera resultados no momento de sua realização, são os espaços segmentados. Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury auxiliam o agente de viagem participante na organização de uma agenda com resultados efetivos.

LGBT – Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. O palco da Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.

SUSTENTABILIDADE – Os espaços Green & Experience e Business & Innovation se somam aos demais sempre com o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios no Festuris. O Green tem uma ativação mais voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura, Neste espaço há o apoio da ONG Greenpeace que atende ao participante com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.

GASTRONOMIA – Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas. O fato é que, conforme dados do Ministério do Turismo, a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem. O espaço possui a Arena Gastronômica e este ano terá muitas aulas-shows.

INSCRIÇÕES – Os agentes de viagens, guias de turismo e imprensa possuem credenciamento free para a feira de negócios do Festuris. O agente que quiser acompanhar os conteúdos do Meeting possui preço especial de R$ 170,00. A imprensa tem acesso livre à programação do evento. Já para o Meeting, o grande palco de conteúdo do turismo da América Latina, o primeiro lote encerra dia 31 de agosto ao custo de R$349,00. Para se inscrever o endereço é www.festurisgramado.com.

Espaço Luxury 100% comercializado e chancelado pelo mercado

Festuris 2022 divulgacao 2 e1688484852656 Maior e com programação especial, 35ª edição do Festuris é lançada oficialmente; saiba tudo

O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$ 350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões (Divulgação)

Em sua 8ª edição, o Espaço Luxury bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do evento iniciar. Com 800m² de área física, os espaços foram 100% comercializados, o que chancela, por parte do mercado nacional e internacional, o Luxury como uma excelente plataforma para realizar negócios neste segmento. O projeto conta com 72 marcas em exposição, entre operadoras, destinos, nacionais e internacionais, redes de hotéis e resorts, companhias aéreas e marítimas, entre outras.

Para a efetivação de negócios, o credenciamento é exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o segmento luxo. Além disso, são selecionados, de forma criteriosa, os buyers deste espaço. A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados no Espaço Luxury do Festuris. O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando destinations weddings e outras novidades do segmento de casamentos.

Áreas com conteúdos que valorizam o capital humano

O evento terá mais de 100 horas de conteúdo com palcos espalhados pela feira. O Meeting Festuris acontece nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão Plátano. O ingresso para o primeiro lote custa R$349,00 até dia 31 de agosto. O segundo lote terá o valor de R$ 399,00 e o terceiro R$ 449,00. O agente de viagem tem valor especial ao adquirir o Meeting, R$ 170,00.

Os participantes que adquirirem o ingresso para o Meeting têm acesso à feira de negócios e aos conteúdos que acontecerão nos palcos Business & Innovation (corporativo), da Diversidade (espaço LGBT+) e da Arena Gastronômica. Além desses específicos, haverá mais três palcos com Mentorias, cujo acesso é limitado devido ao conteúdo ser personalizado para um pequeno grupo de pessoas.

Aplicativos facilitam jornada do participante

WhatsApp Image 2023 08 15 at 2.22.56 PM Maior e com programação especial, 35ª edição do Festuris é lançada oficialmente; saiba tudo

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, do Festuris (Divulgação)

Sempre com o foco na efetivação de negócios, o Festuris terá dois aplicativos nesta edição. Um deles será especialmente para os espaços Luxury e Wedding. A outra plataforma é dedicada ao público geral participante da feira, ambas possuem as mesmas funcionalidades.

Os apps são uma espécie de rede social em que o visitante poderá fazer postagens e interagir com os demais usuários da plataforma. O agendamento de reuniões é uma das funções mais utilizadas, o que facilita a demanda de participantes e expositor.

A programação dos conteúdos também é uma das funções do aplicativo, nele poderá ser feita a inscrição para as mentorias, ter acesso ao mapa da feira, chat entre participantes e expositores e leitor de QR Code para troca de contatos no momento do networking. Os aplicativos já estão disponíveis para download nas lojas Apple Store e Google Play.

Uruguai é o país convidado

A cultura uruguaia está bem mais próxima dos brasileiros do que muitos imaginam. No próximo dia 31 de agosto, o Festuris será lançado em Montevidéu. Na ocasião, também será formalizado ao ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, o convite de país convidado da 35ª edição do Festuris. A distinção leva em consideração os anos de relacionamento e o fato de ter sido um dos primeiros países a investir na internacionalização do evento, participando desde a segunda edição do Festuris.

Receba nossas newsletters