
O Meeting Brasil 2025 terá edição na Europa, com encontros marcados para Madri, na Espanha, em 6 de março, e na cidade do Porto, Portugal, em 10 de março. O evento, que promove o turismo brasileiro no exterior, contará com a participação de diversos destinos e empresas do setor, buscando ampliar oportunidades de negócios e conexões internacionais.
Com quase três décadas de existência, o Meeting Brasil se consolidou como uma plataforma de conexão entre destinos e produtos turísticos brasileiros e agentes e operadores internacionais. A expansão para a Europa reforça a estratégia de fortalecimento da presença do Brasil nos principais mercados emissores.
“Expandir o Meeting Brasil para a Europa foi uma decisão estratégica para ampliar a conexão com mercados chave como Portugal e Espanha. Estamos satisfeitos com a adesão de destinos e produtos turísticos brasileiros, que entenderam a importância de investir em promoção e networking internacional”, afirma Jair Pasquini, diretor de negócios da Expan+, organizadora do evento.
A edição europeia contará com destinos de diversas regiões do Brasil. O Norte será representado por rotas turísticas amazônicas, promovendo o turismo sustentável. O Nordeste terá presença confirmada de estados como Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além de seis empresas que apresentarão produtos regionais. Do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, além da Costa Verde & Mar, levarão suas ofertas para os eventos em Madri e Porto.
Mercado europeu e potencial para o turismo brasileiro
Segundo a Embratur, Portugal enviou 182.463 turistas ao Brasil no último ano, tornando o país o principal destino de longa distância para os portugueses e o mais procurado da América do Sul. Os visitantes buscam sol e praia, cultura, gastronomia, ecoturismo e cruzeiros, com um ticket médio de USD 617,71. A conectividade aérea conta com voos diretos de Lisboa para diversas capitais brasileiras, e 72% das viagens são intermediadas por agências, ressaltando a importância da aproximação comercial no Meeting Brasil.
Na Espanha, o Brasil é o terceiro destino mais procurado na América do Sul, com 114.096 turistas espanhóis visitando o país em 2023. Os espanhóis buscam praias, natureza, aventura e cultura, com um ticket médio de USD 730,71. Nesse mercado, 79% das vendas de pacotes são realizadas por agências, reforçando a relevância do evento para ampliar conexões comerciais.
O Meeting Brasil 2025 na Europa promoverá capacitações, rodadas de negócios e encontros personalizados entre representantes do setor. A iniciativa visa fortalecer a imagem do Brasil como destino turístico e gerar novos negócios para o mercado brasileiro.
Meeting Brasil 2025 – Edição Europa:
- 06 de março – Madri, Espanha
- 10 de março – Porto, Portugal