
De 21 a 23 de agosto, o Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, será palco do 9º Salão Nacional do Turismo. Com entrada gratuita, o evento reunirá representantes das 27 Unidades da Federação e oferecerá ao público uma imersão nos sabores, saberes e experiências culturais do país. Um dos espaços mais aguardados desta edição é o Mercadão da Agricultura Familiar, que reunirá 69 expositores de todo o Brasil.
A ação é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e tem como objetivo valorizar os pequenos produtores e suas riquezas regionais. No total, estarão à venda mais de 300 itens artesanais, como queijos, cafés especiais, azeites, chocolates, vinhos, farinhas, biscoitos, doces e cachaças.
Alguns produtos ganharão áreas temáticas específicas, enquanto outros serão organizados por regiões, com uma variedade de mercadorias representando diferentes territórios brasileiros. O espaço promete ser uma atração à parte no Salão, permitindo que o visitante leve para casa um pedaço da diversidade gastronômica do Brasil.
Entre os destaques do Mercadão estão:
- Geleias artesanais de mangaba, umbu-cajá, tamarindo, pimenta e outras frutas da caatinga;
- Cafés especiais, incluindo rótulos produzidos por mulheres e com indicação geográfica;
- Doces regionais, como doce de leite com goiabada, doce de umbu e caju em calda;
- Chocolates finos e cremes com castanhas brasileiras;
- Sorvetes de frutas nativas da Mata Atlântica;
- Farinhas e polvilhos com sabores e composições típicas, como farinha de jatobá, de coco babaçu e de carne seca;
- Molhos especiais de pequi, cagaita e baru com ervas.
Além do Mercadão, o Salão contará com espaços de gastronomia regional, manifestações culturais, experiências imersivas, artesanato e atividades de comercialização de destinos e serviços turísticos.
Feirão do Turismo – Paralelamente, será realizado o Feirão do Turismo, voltado à comercialização de pacotes e atrativos com descontos especiais. O Feirão será presencial durante os três dias de evento e seguirá em formato online até 27 de agosto, com abrangência nacional e foco no estímulo ao turismo doméstico.