Três ministros do governo da presidente Dilma Rousseff estiveram presentes no camarote do governador da Bahia, Jaques Wagner, neste domingo, dia 10. Gastão Vieira, ministro do Turismo; Marta Suplicy, ministra da Cultura; e Alexandre Padilha, ministro da Saúde, foram recebidos por Jaques Wagner e pela primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça. Secretários do governo estadual também estiveram no local como Domingos Leonelli, secretário de Turismo da Bahia, Elias Sampaio, titular da pasta de Promoção da Igualdade e Albino Rubim, secretário de Cultura.
Este ano, o Carnaval da Bahia atrai meio milhão de turistas durante os dias de folia. Para garantir a festa na capital e no interior, o Governo do Estado investiu mais de R$ 29,6 milhões, por meio das secretarias de Cultura e Turismo. “Nosso foco principal é tornar o carnaval mais participativo, mais diversificado. O governo aluga trios elétricos e oferta a artistas que não estão dentro de blocos e não possuem patrocínio para levar diversão ao folião pipoca. No Carnaval Ouro Negro, apoiamos blocos que não têm apelo comercial. O do Pelô, que é mais suave, mais tranquilo, sempre atrai muitas famílias”, afirmou o governador Jaques Wagner. Segundo ele, para todas as ações no carnaval, incluindo segurança e saúde, serão investidos este ano cerca de R$ 60 milhões.
Guias e monitores capacitados – Além de idiomas estrangeiros tradicionais como inglês e espanhol, o Projeto Guias e Monitores do Carnaval tem profissionais preparados para atender turistas em russo, mandarim, italiano, alemão, francês, croata, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante a folia em Salvador.