Mais de 90% dos turistas brasileiros não utilizaram agências de viagens em viagens domésticas, é o que aponta a pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo. A palestrante e coordenadora de Comunicação Digital do Mtur, Tatiana Lobão, – que debateu a influência das mídias sociais na escolha de destinos de viagem, durante o II encontro de blogueiros realizado na Abav – ressalta a importância das agências de viagens de se adaptarem ao segmento.
De acordo com Tatiana, as redes sociais podem ser verdadeiros aliados na promoção de destinos e rotas, além de ajudar na divulgação de agências e operadoras. Segundo a pesquisa do Ministério do Turismo , 80% das pessoas fazem uso hoje da internet para buscar informações. O que mostra que atualmente as informação não se restrigem apenas às agências de viagens. “Os agentes de viagens tem que parar de ver os blogueiros como um inimigo e passar a aceitá-los como prestadores de informação relevante. Os blogs podem ser muito úteis tanto para o turista quanto para as agências e operadoras. São os blogs que fazem a comunicação direta com o turista, mas ele não vende pacotes e nem destinos, isso cabe ao agente, e por isso blogueiro e agente tem que trabalhar juntos”, declara Tatiana.
Durante a palestra Tatiana destacou oito dicas para trabalhar com redes sociais:
1- Seja encontrado: facilite a busca do usuário;
2- Seja confiável: esteja presente na plataforma, explore os reviwes e comentários;
3-Seja atraente: utilize recursos de fotos;
4-Seja aberto ao diálogo: se envolva com o consumidor, dê feedback, faça sugestões, seja original;
5- Seja atento: acompanhe a plataforma e a atualize constantemente;
6- Seja próximo: Faça parte do dia-a-dia de seu público;
7- Seja móvel: crie aplicativos, adapte o site para o celular, esteja presente nos smartphones;
8- Seja estratégico: trabalhar com redes sociais é importante, mas não adianta ir para as mídias sem um planejamento, então é necessário construir uma estratégia voltada para o público que quer atingir.
Para Tatiana a chave do sucesso e fracasso da rede está no conteúdo. “É importante debater o assunto pois não existe fórmula pronta para comunicação digital. Redes Sociais é algo que está em alta e o trade precisa se aproxima mais desse espaço”, finaliza a palestrante.