Câmbio:

Idiomas:

ONU Turismo pede ao G20 mais colaboração e inclusão para impulsionar desenvolvimento global

Zurab Pololikashvili secretario geral da ONU Turismo 1 ONU Turismo pede ao G20 mais colaboração e inclusão para impulsionar desenvolvimento global
Zurab Pololikashvili, secretário-geral da ONU Turismo

Durante a reunião dos ministros do Turismo do G20, o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, fez um apelo para que os países fortaleçam a cooperação internacional no setor. Segundo ele, “o reforço do multilateralismo através do turismo trará resultados em inclusão socioeconômica, sustentabilidade, paz e entendimento entre nações”.

Pololikashvili destacou o lema da presidência sul-africana do G20: Solidariedade, Igualdade, Sustentabilidade, como um chamado para ações conjuntas. O encontro focou em quatro eixos principais: apoio a startups e pequenas e médias empresas por meio da inovação digital; financiamento e investimento em turismo com impacto social; fortalecimento da conectividade aérea; e resiliência para o desenvolvimento inclusivo e sustentável.

O secretário-geral lembrou que o turismo internacional cresceu 5% no primeiro semestre de 2025, de acordo com o Barômetro Mundial do Turismo, mas alertou que o avanço precisa estar aliado à transformação digital, ao investimento e à criação de ecossistemas resilientes. “Não pode haver resiliência sem sustentabilidade”, enfatizou.

Ele também ressaltou que o turismo é vital para economias em desenvolvimento, especialmente nos Países Menos Avançados e nos Pequenos Estados Insulares, onde o setor representa uma das principais fontes de emprego e arrecadação. Apesar disso, apenas 0,11% da Ajuda Oficial ao Desenvolvimento global é destinada ao turismo.

Hoje, as economias do G20 concentram cerca de 70% das chegadas internacionais, 83% do PIB global do turismo e quase um quarto das exportações de serviços.

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *