Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Paris 2024: Dança, música e esporte reúnem o mundo na Casa Brasil

Capa do site 29 Paris 2024: Dança, música e esporte reúnem o mundo na Casa Brasil

O carimbó embalou os estrangeiros Foto: Márcio Menasce/Embratur

Na Casa Brasil, o espaço brasileiro na Olimpíada de Paris, é possível conhecer a diversidade, destinos e, ao mesmo tempo,  viver a ‘brasilidade’ pela música e dança apresentados diariamente aos visitantes, em sua maioria estrangeiros.

Um dos pontos fortes da programação da Casa Brasil são as atividades que reúnem pessoas de todas as idades e de diferentes nacionalidades. É a oportunidade desses grupos conhecerem e vivenciar danças de diferentes ritmos do Brasil, além de também praticar esportes, mas não qualquer modalidade: tem golzinho, altinha, queimado, elástico e toda a diversidade de lazer que é marcante nas ruas, praças e praias em todo o Brasil.

Nesta quarta-feira (31), o ritmo que embalou os estrangeiros foi o carimbó ao som, devidamente dançado com saia rodada e muita música regional do Pará. Durante a semana, já foram realizadas oficinas de samba, axé, altinha e golzinho. “O que temos de mais forte e impactante é nossa cultura e nossa felicidade. Quando o estrangeiro vem e participa de nossas oficinas, ele sai feliz, porque fez novos amigos e se divertiu. Saem querendo viver tudo o que o Brasil tem para oferecer vindo nos visitar”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

“A Casa Brasil é um espaço para divulgar as belezas do nosso país aos mais de 15 milhões de turistas estrangeiros. Aqui, o Brasil mostra toda sua potencialidade. Queremos mostrar o tamanho do nosso país e nossa diversidade cultural, atraindo os visitantes estrangeiros que quiserem vir para cá. No primeiro semestre deste ano, os visitantes internacionais deixaram US$ 3,7 bilhões no Brasil (R$ 20,9 bilhões), em mais um recorde do turismo nacional e a expectativa com a Casa Brasil é ampliar o fluxo desses turistas no país”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A tcheca Emma Ruggeri participou da oficina de axé. “Eu amei, foi muito divertido. Eu nunca fui para o Brasil, mas eu gostaria, eu realmente gostaria de viver esse calor no Brasil”, afirmou. Já o francês Fernandel Sainvil, dançarino profissional, buscou a Casa Brasil para participar das atividades de ritmo. “Com as pessoas que temos aqui, elas sempre têm um sorriso, são felizes, então é fácil apenas aproveitar. Esse é o Brasil. Eu sou feito para morar no Brasil, ter samba toda a minha vida e ouvir bossa nova. É o que eu quero fazer, é meu sonho”, afirmou.

A programação da Casa Brasil também conta com a presença de atletas e ex-atletas brasileiros, autoridades e visitantes de todo o mundo. Embratur e Sebrae são patrocinadores da Casa, que é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.