
Em sua primeira participação numa feira internacional de Turismo; o ministro Pedro Novais visita a International Tourism Borse (ITB); a maior feira do mundo; que acontece de hoje a domingo; em Berlim; capital da Alemanha. Em uma entrevista exclusiva em vídeo ao portal do M&E; ele confirmou a realização do Salão do Turismo Roteiros do Brasil; na primeira quinzena de julho; em São Paulo. Como novidade; o ministro diz estar mantendo conversas durante a feira com a companhia aérea AirBerlin; que demonstrou interesse em voar para o Brasil.
Pedro Novais encara sua entrada no Ministério do Turismo como um desafio. “O Ministério do Turismo pode muito; mas não pode tudo. Só poderá muito mais do que agora contando com os dois outros parceiros importantes do turismo brasileiro; o trade e os secretários do Turismo”; disse.
Sobre sua primeira participação numa feira internacional; ele fica com uma bom primeira impressão. “O Brasil está muito bem representado aqui e tenho certeza de que os resultados serão excelentes para o nosso turismo. Turismo é promoção e temos no Brasil que possamos apresentar ao mundo e essa feira será uma grande alavanca para promoção para todo o mundo”.
Em relação ao mercado alemão e os novos voos da Lufthansa para o Brasil; o ministro disse que o aumento do número de voos para o Brasil é essencial para que o turismo cresça no nosso país”. Ele acrescentou que estão sendo feito contatos durante a ITB com a AirBerlin que demonstrou interesse em voar para o Brasil.
Pedro Novais confirmou a realização do Salão do Turismo Roteiros do Brasil será na primeira quinzena do mês de julho. “Isso eu posso garantir”; exclamou. O ministro falou ainda sobre o Prodetur; que ele chamou de “grande alavanca para promover tanto as 12 cidades-sedes para a Copa do Mundo; bem como para os municípios circunvizinhos”. Ele pediu tramitação rápida dos projetos no MTur.
Sobre a classificação hoteleira; o ministro afirmou que lançará em breve o ato oficial com os novos parâmetros; e que espera-se que tenha boa aceitação entre os empresários. “As novas regras foram avaliadas e estudades com todos os interessados neste assunto. A nova classificação hoteleira colocará os principais meios de hospedagem brasileiros no mesmo padrão dos hotéis de rede internacionais; e isso agradará tanto os hotéis quanto os consumidores”; completou.
O ministro admitiu ainda não estar informado sobre os entraves burocráticos do governo brasileiro por ocasião do novo voo da Tap entre Lisboa e Porto Alegre que; por causa da demora na autorização por parte da Anac; pode não iniciar na data prevista de 12 de junho. Ele garantiu que fará contato com o Ministério da Defesa e a Anac para as devidas providências.
Veja o vídeo no link abaixo.
Pedro Novais em sua primeira feira internacional de Turismo como ministro