
O Governo de Pernambuco apresentou hoje (21/02) a programação do Carnaval 2011. Serão 19 polos de folia (dois a mais que em 2010); distribuídos por todas as regiões do Estado; do Sertão ao Litoral. Além das cidades polos; o Governo também está apoiando as mais importantes e tradicionais prévias carnavalescas.
“Ao todo serão 15 dias de festa no Estado inteiro. Para produzir e divulgar o Carnaval 2011; o Governo está investindo cerca de R$ 18 milhões; sendo R$ 16 milhões para a montagem dos polos e o restante para a divulgação da campanha publicitária nos principais mercados emissores” declarou o secretário de Turismo de Pernambuco; Alberto Feitosa.
O Governo irá apoiar o carnaval dos municípios; respeitando os critérios da política de fomento da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). As prefeituras e os organizadores das prévias receberam cópias da política de fomento e participaram de reuniões com os gestores da Empetur; em que ouviram orientações quanto aos critérios para solicitação de patrocínio.
“A Empetur abriu licitação para contratar uma empresa fiscalizadora; que terá a obrigação de filmar e fotografar todos os eventos propostos sejam de palco ou de chão. Desta maneira; o Governo poderá acompanhar e prestar contas da aplicação de todos os recursos”; explicou o presidente da Empetur; André Correia.
Para a montagem da grade artística o Governo buscou dialogar com todas as prefeituras e organizadores de prévias envolvidos no Carnaval 2011. A Secretaria de Cultura; através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe); encaminhou à Empetur a relação dos artistas inscritos nos editais culturais. Vários destes projetos foram contemplados no Carnaval; construindo uma grade plural e diversificada; mas garantindo aos artistas pernambucanos quase 80% dos espaços de palco.
Polos – As cidades foram escolhidas pelos critérios de tradição carnavalesca e potencial turístico. O Governo do Estado está investindo nos municípios onde já existiam festas consagradas; como Recife; Olinda; Bezerros; Nazaré da Mata; Goiana e Triunfo; ao mesmo tempo em que busca fortalecer carnavais com grande tradição local; como Catende; Águas Belas; Vitória; Belém do São Francisco e Salgueiro.
Durante o Carnaval; Pernambuco recebe milhares de turistas. No ano passado foram mais de 800 mil em quinze dias. Por isto; além das cidades com tradição carnavalesca; os municípios indutores do turismo também serão contemplados; estes são os casos de Itamaracá; Ipojuca e Tamandaré.
Os municípios polos foram distribuídos da seguinte maneira; a partir de cada região: Região Metropolitana (Recife; Olinda e Jaboatão dos Guararapes); Litoral (Tamadaré; Ipojuca e Itamaracá); Agreste (Bezerros; Águas Belas e Pesqueira); Zona da Mata (Catende; Goiana; Nazaré da Mata; Paudalho; Vitória e Timbaúba) e Sertão (Petrolina; Belém do São Francisco; Salgueiro e Triunfo)
Além de toda esta estrutura dos polos; o Governo do Estado também vai apoiar a realização do Festival de Jazz de Garanhuns. O projeto foi vencedor na primeira edição do Prêmio Mestre Salustiano; promovido pela Empetur. No ano passado a cidade registrou 95% de ocupação hoteleira durante os dias em que o evento foi realizado.
Campanha- O Governo decidiu manter em 2011 o slogan Um Carnaval que Vale por Muitos. A ideia é mostrar aos brasileiros toda a diversidade da folia pernambucana; que pode ser vivenciada nas mais diferentes regiões; sempre com características particulares. Para estrelar as peças gráficas e o filme publicitário foi contratado o humorista Leandro Hassum; um dos mais consagrados da nova geração. Hassum interpreta O Folião; personagem central da campanha.
A ideia é mostrar aos brasileiros de todo o país que no carnaval pernambucano o povo é a principal estrela; realizando uma festa espontânea; bem humorada e criativa. A campanha será permeada por uma presença constante nas redes sociais; com o twitter: @ofoliaope; o facebook: O Folião PE e Orkut: O Folião PE. O hot site www.carnaval.pe.gov.br será a âncora de todas estas ações nas redes sociais; incluindo flickr e youtube.
Promoção- Falando em redes sociais; o Governo irá promover uma campanha interativa; envolvendo os foliões que virão brincar o Carnaval em Pernambuco. Entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março; cada folião poderá fazer upload de quantas fotos quiser para a promoção Olha a Foto!; que terá um link especial no hot site. A imagem vai para a galeria Olha a Foto!. Uma comissão formada por jornalistas e publicitários pernambucanos vai escolher as mais criativas; que vão ganhar prêmios. Em primeiro lugar uma viagem para Fernando de Noronha; em segundo para Porto de Galinhas e em terceiro para Gravatá. Todas com direito a acompanhante.
Receptivo- Os turistas que chegarem ao Recife pelo aeroporto dos Guararapes terão um receptivo especial; com grupos de frevo e maracatu; numa ação coordenada pela prefeitura. Quem chegar pelo TIP também poderá sentir o clima de Carnaval; com os ritmos pernambucanos e apresentações culturais. Seis postos de informações estarão abertos durante os dias de folia. O principal deles; com funcionamento 24 horas; fica no Aeroporto. O atendimento também pode ser feito pelos telefones: 81 3335-0128 / 3182-8299.
Pesquisa- A Empetur irá realizar pesquisa em todas as cidades polos para medir o grau de satisfação de turistas e pernambucanos durante o Carnaval. As enquetes serão realizadas entre o sábado de Zé Pereira e a terça-feira gorda. Serão aplicados 1.200 questionários; divididos proporcionalmente entre os municípios. A mesma pesquisa será feita também no aeroporto dos Guararapes e no TIP; na quarta-feira de cinzas. Pesquisa semelhante realizada no ano passado apontou que mais de 90% dos visitantes aprovaram o Carnaval do Estado; além de garantir que voltariam e recomendariam para amigos e parentes.
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