Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Peru mostra novos destinos e comemora chegada de mais turistas brasileiros na WTM-LA 2024

Screenshot 20240417 182123 Samsung Internet2 Peru mostra novos destinos e comemora chegada de mais turistas brasileiros na WTM-LA 2024

Elva Yáñez Castillos, diretora adjunta de turismo receptivo do Promperu (Janaina Brito/M&E)

SÃO PAULO – Por mais um ano, o Peru marcou presença na WTM-LA 2024, em São Paulo, para apresentar seus novos e destacados destinos e comemorar junto com seus agentes de viagens parceiros o aumento na chegada de turistas brasileiros. Liderados por Elva Yáñez Castillos, diretora adjunta de turismo receptivo do Promperu, 20 co-expositores de agências, operadoras, DMCs e redes hoteleiras apresentaram uma rica oferta de destinos e as inovações turísticas do Peru.

Muito procurado por turistas brasileiros, o destino é conhecido por sua rica cultura, história e gastronomia. Entre outros atrativos ofertados no super estande na WTM, experiências de aventura e bem-estar, programas de turismo comunitário e caminhadas até a lagoa Humantay, por exemplo, e rotas de trekking na montanha nevada Salkantay, ambas em Cusco.

Elva Yáñez disse que a presença do Peru na feira também e principalmente foi para mostrar que o destino tem opções de viagem para todos os gostos, perfis e idades de turistas. E, entre outros atrativos destacou a região de Arequipa com seu centro histórico e o Canyon de Colca. Puno, por sua vez, surpreende com a incrível beleza do Lago Titicaca e as comunidades ancestrais que habitam suas ilhas.

“Agora estamos promovendo Huaraz, onde os brasileiros poderão desfrutar de suas incríveis paisagens e experiências de aventura. Há também Lima, com sua magnífica gastronomia e restaurantes premiados internacionalmente. E em Cusco temos Machu Picchu, nossa maravilha do mundo, e sítios arqueológicos que provocam admiração”, pontua.

Parte dos co-expositores também promoveram a cidade de Huaraz, localizada na região de Ancash, cuja principal atração é a Cordilheira Branca, considerada a cadeia de montanhas tropicais mais alta do mundo, com trilhas que levam a belas lagoas e geleiras. “A partir de julho deste ano, essa região peruana receberá voos semanais a partir de Lima, permitindo que mais turistas do Brasil cheguem a esse destino”, adiantou a diretora.

Natureza e aventura, misticismo e caminhadas. “Dependendo do destino, uma viagem ao Peru antes de tudo é transformacional, pois irradia uma energia diferente, mística e acolhedora como seu povo”, conta Elva Yáñez, lembrando, entre outros destinos assim, Cusco, Machu Pichu e Puno.

A uma hora de voo de Lima, a capital peruana, no norte do país, Huaraz é uma viagem imperdível para os amantes da natureza fria. As montanhas nevadas e lagos azuis de águas cristalinas convidam o visitante a curtir paisagens cinematográficas ou praticar “andinismo” em caminhadas por trilhas acompanhados por lhamas.

Puerto Chicana, em Trujillo, talvez um destino pouco conhecido, mas que encanta a tribo do surf. Lá está a onda esquerda mais longa do mundo, que os aventureiros e praticantes brasileiros conhecem muito bem.

Na região, a milenar cultura pré-inca pode ser conhecida em alguns museus com exposições de artefatos e peças diversas, como a múmia da Dama de Cao, uma líder que governou a região no século 4 depois de Cristo ou o Lord of Sipan, governante local contemporâneo do faraó egipcio Tutankâmon.

Gastronomia – A gastronomia do Peru é um dos atrativos mais representativos no cenário turístico do destino, conhecida internacionalmente pela sofisticação de sua cozinha contemporânea que utiliza os mesmos produtos e receitas milenárias, muitas repaginados para cada vez mais conquistar o turista gastronômico. ‘Peru mucho gusto’ leva o visitante a descobrir o país através de sua gastronomia, gostos e sabores e abrange a culinária típica e característica de cada região.

Mais brasileiros no destino – Atualmente, o Brasil é o quarto maior mercado emissor de turistas na América Latina e o quinto maior no mundo. Somente em 2023, 130 mil visitantes brasileiros chegaram, 46% a mais do que no mesmo período de 2022.

Além disso, o Brasil lidera atualmente a lista de países latino-americanos que está perto de atingir os números pré-pandêmicos de turistas brasileiros que chegam ao Peru (193 mil visitantes em 2019). Em março de 2024, o Brasil alcançou 93% do número de chegadas de turistas no mesmo mês em 2019.

Entre os fatores por trás desse progresso estão o aumento da conectividade aérea, com a disponibilidade de 199 voos diretos por mês, bem como o sucesso da campanha Peru Week Brazil, cujas vendas ultrapassaram US$ 4,6 milhões, e as ações de capacitação promovidas com agentes de viagens e operadores no Brasil.

O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

Receba nossas newsletters