Câmbio:

Idiomas:

Pesquisa do Sebrae aponta 653 oportunidades em Salvador na Copa 2014

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 18/08/2011 - 14:18

Durante um seminário realizado hoje (18/08) em Salvador, o Sebrae apresentou o estudo “Programa Sebrae 2014: Mapa de Oportunidades para as micro e pequenas empresas nas cidades-sede”, feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo mostra as oportunidades e negócios para as micro e pequenas empresas e empreendedores individuais que devem ser gerados na capital, totalizando 653. O evento já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Recife, Curitiba, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte. Nas próximas semanas, será realizado nas outras três cidades-sede.

De acordo com o mapeamento, haverá possibilidades de negócios para pequenos empreendimentos antes, durante e após o evento esportivo. As oportunidades foram identificadas em nove setores produtivos. Em Salvador, elas se distribuem na construção civil (95), tecnologia da informação (71), madeira e móveis (42), têxtil e vestuário (58), turismo (84), produção associada ao turismo (88), comércio varejista (80), agronegócios (78) e serviços (57). Em todo o país, foram identificadas mais de 930 oportunidades de negócios. O mapeamento é uma das ações previstas no Programa Sebrae na Copa de 2014, que receberá, até 2013, investimentos de R$ 80 milhões.

A pesquisa aponta ao todo 196 dificuldades nos nove setores pesquisados e o Sebrae sugeriu um total de 281 ações para superar os problemas. O setor da construção civil identificou a dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. Como solução, o Sebrae sugeriu a capacitação por meio de oficinas e seminários. O setor de madeira e móveis apontou dificuldade em distribuir seus produtos por problemas logísticos. Segundo o Sebrae, uma solução são as rodadas de negócios. Na área de turismo, identificou-se dificuldade de serem obtidas informações sobre as exigências específicas de setor. Uma opção para melhorar a situação é elaborar cartilhas informativas.

O mapeamento aponta ainda um balanço da presença de MPE no total de empresas de cada setor. O índice de densidade das empresas nas atividades dos setores oscila entre zero e um. Um índice 0,80 significa que, do total de empreendimentos da respectiva atividade econômica, 80% são micro e pequenos. Em Salvador, 100% dos escritórios de elaboração de projetos de design e decoração são MPE, ou seja, faturam menos de R$ 2,4 milhões por ano. Por outro lado, a maior parte das empresas de vigilância fatura acima do teto do Simples Nacional. O índice delas é de 0,06.