BELO HORIZONTE -Durante a participação na feira MTM em Belo Horizonte, o secretário de Turismo de Petrópolis (RJ), Pablo King, afirmou que a cidade está retomando a promoção estratégica no mercado para atrair mais visitantes e reposicionar o destino no cenário nacional e internacional. Segundo ele, o turismo em Petrópolis é responsável por cerca de 3 mil empregos diretos, com impacto em toda a cadeia produtiva, e precisa voltar à “prateleira” das agências e operadoras.
“A cidade nasceu do turismo e, neste ano, comemoramos o bicentenário de Dom Pedro II e os 120 anos do 14 Bis. Temos o Palácio Imperial, a casa de Santos Dumont, parques ecológicos, museus e natureza exuberante. Mas, para movimentar tudo isso, é preciso promover”, disse King.
De acordo com o secretário, muitas agências presentes na feira revelaram que não incluíam Petrópolis no portfólio de destinos oferecidos aos clientes. “Conseguimos mostrar o potencial da cidade e, com apoio do Convetion Bureau, recolocar Petrópolis nas opções comercializadas por operadoras”, afirmou.
Em 2024, a cidade recebeu cerca de 2 milhões de visitantes, sendo 650 mil turistas com ao menos uma diária na cidade. A meta da gestão em 2025 é crescer 20% em relação aos números de 2024. Para isso, a secretaria aposta em um calendário com mais de 70 eventos até dezembro.
Um dos destaques é o retorno do espetáculo Som e Luz nos jardins do Museu Imperial, previsto para os próximos meses. Paralisado há cinco anos, o projeto está sendo viabilizado com apoio da Enel e do governador Cláudio Castro. “É uma imersão na história do Segundo Reinado, com projeções em cortina d’água e videomapping. Uma atração noturna que ajuda a aumentar o pernoite”, explicou.
Entre os eventos previstos, estão o retorno da Expo Petrópolis (1 a 4 de maio), a Páscoa Petrópolis no Palácio de Cristal, e a tradicional Bauernfest, de 27 de junho a 13 de julho. Também há festas dedicadas às colônias italiana e japonesa, como a Serra Serata, em setembro, e a Bunkasai. A programação inclui ainda festivais gastronômicos como o Petrópolis Gourmet, além do festival de caldos e fondues.
“Temos uma hotelaria diversificada, alta gastronomia e segurança — somos a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro pelo terceiro ano consecutivo. Queremos que o turista suba a serra e tenha uma experiência memorável”, disse.
Segundo King, o avanço das ações tem ocorrido mesmo com orçamento limitado, com apoio direto do Governo do Estado. “O governador Cláudio Castro e o secretário Gustavo Tutuca, por meio da Setur, têm nos apoiado em rodadas de negócios e eventos como a Experiência Rio, que ocorrerá em 14 cidades brasileiras. Também teremos ações fora do país. A meta é reposicionar Petrópolis, que nunca deveria ter saído do mapa do turismo nacional e internacional.”
*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.