Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

Petrópolis (RJ) recebe 21ª edição de festival gourmet com 100% de capacidade hoteleira

Maiz Cocina Peruana-Foto 2

A previsão é que o festival, de 3 a 19 de dezembro, atraia mais de 25 mil pessoas, ao longo de duas semanas de evento

Reaberta para turistas com 100% da capacidade, Petrópolis aposta no Petrópolis Gourmet 2021, primeiro grande evento pós-pandemia. O festival gastronômico é considerado o quinto maior do país e realizado dentro da programação do Natal. A previsão é que o festival, de 3 a 19 de dezembro, atraia mais de 25 mil pessoas, movimentando a rede hoteleira que voltou a operar com 100% de sua capacidade nos 118 meios de hospedagem que reúnem 6,4 mil leitos.

O Petrópolis Gourmet, depois de duas décadas, ganhou também um novo formato e no primeiro final de semana, de 03 a 05 de dezembro, ele ‘vai às ruas’ concentrando 25 restaurantes e bares participantes em um espaço aberto: hall de entrada do
Parque de Exposições, em Itaipava, o distrito mais charmoso da cidade. Depois o festival segue, de 6 a 19 de dezembro, nos restaurantes e bares.

Neste novo formato, tirando o festival de dentro dos restaurantes, o evento foi planejado para ser acessível em mobilidade e para o bolso, com preços dos pratos mais em conta, em torno de R$ 30. Serão 25 estandes sendo 15 ocupados por alimentação e cinco por bebidas. O evento é realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau com apoio da prefeitura e Sesc-RJ e disponibilizou a programação na revista eletrônica www.petropolisgourmet.com.br.

“É uma informalidade que não tira a qualidade, mas que o torna mais leve. Ele acontece também no distrito mais charmoso da cidade que é Itaipava, já conhecido nacionalmente pelo rico acervo de restaurantes”, considera o presidente do Petrópolis CVB, Fabiano Barros. “O Festival acontece em vários espaços após o primeiro final de semana e isso também distribui o público por toda a cidade, afinal, temos restaurante de todos os pontos da cidade presentes no evento”, completou o diretor de Gastronomia do Petrópolis CVB, Múcio Maffaciolli.

Segredo dos chefs está na produção local

Nos três dias de evento, sempre de 10h às 18h, estará disponível a Feira de Economia Criativa, com apresentação de produtores locais inclusive os orgânicos, uma ação do Sesc-RJ parceiro do evento. E é essa produção local que faz o diferencial nas receitas dos chefs petropolitanos, uma oportunidade de descobrir todos os segredos que fazem da cidade ser reconhecida como um polo de excelência em gastronomia.

Consumo consciente e solidário

Também funciona nos dias do Petrópolis Gourmet, das 10h às 16h, o Mesa Brasil Sesc, incluindo aulas-show e o programa Pequeno Gourmet. O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e nutricional que garante que alimentos próprios para o consumo e que seriam descartados possam parar na mesa de instituições sociais. Já o Pequeno Gourmet incentiva os pequenos com oficinas e palestras, o aproveitamento total dos alimentos com receitas fáceis e seguras.

Receba nossas newsletters
 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.mercadoeeventos.com.br ou utilizando uma das formas de compartilhamento dentro da página. Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização.