O Rio Grande do Sul ganhou um novo plano de marketing para o turismo. O lançamento foi feito durante o primeiro dia do Festival de Turismo de Gramado, que acontece até este sábado (24/11). A apresentação do projeto, que contempla ações até 2015, foi feita pela secretária de Turismo, Abgail Pereira, com a presença do governador Tarso Genro. Ela citou o plano diretor do Turismo, lançado neste ano, e ressaltou que esta nova estratégia de marketing coloca o Turismo do estado em um outro patamar.
O plano foi feito em parceria com a FGV e o objetivo é alcançar 5,5 milhões de desembarques domésticos e 545 mil internacionais até 2015. Conforme Abgail explicou, ele foi elaborado com base em uma ampla pesquisa feita com turistas, moradores e público potencial. “Este plano contempla a ousadia necessária para posicionar o Rio Grande do Sul no cenário do Turismo mundial, pois agrega cada vez mais competitividade e está fundamentada em um estudo”, afirmou.
O plano classificou os produtos como consolidados e em crescimento para cada um dos mercados prioritários. “A serra é o nosso grande produto, com Gramado, Canela e Nova Petrópolis. No entanto a Serra Gaúcha tem muito mais e é isso que queremos mostrar”, contou. “Queremos perseguir o conceito de que no Rio Grande do Sul pode-se fazer turismo em qualquer época do ano”, complementou.
O novo slogan a ser utilizado nas peças de promoção do estado é Rio Grande do Sul a qualquer tempo, todo o tempo e o tempo inteiro.
O governador não entrou em detalhes sobre o plano, mas parabenizou a secretaria e toda a equipe do Turismo do Rio Grande do Sul pelo trabalho. “Estou muito orgulho por termos chegado a um plano de marketing para o nosso estado. Assim, teremos a oportunidade de segmentar produtos e vender dentro de um conceito para ter um Turismo mais humanizado em relação a sociedade. Um turismo que agrega cultura e conhecimento”, discursou.
Anderson Masetto e Luiz Marcos Fernandes, de Gramado