
GOIÂNIA – Na manhã desta quinta-feira (3), antes mesmo da solenidade de abertura da Expo Turismo Goiás, as CEOs do evento, Rose Páscoa e Eliene Meireles, conversaram com os principais veículos do trade e destacaram, não só a importância da ETG, mas os desafios e expectativas desta 5ª edição.
Com 11 estados, mais de 15 operadoras e consolidadoras, entidades do setor, além de empresas hoteleiras e gastronômicas, a expectativa é de um público 20% maior que no ano passado.
“A feira é de negócio, para geração de negócio, com muita capacitação, muita palestra. Para nós é muito gratificante e estamos muito lisonjeadas de estar sediando um evento tão importante como esse, e também fazer o primeiro encontro do ‘Elas na Expo’, que é um encontro de mulheres empreendedoras no turismo”, enfatizou Rose.
Mercado feminino
Em um setor majoritariamente masculino, como é o do turismo, o caminho para colocar seus nomes em destaque sempre foi um desafio, mas vem sendo superado dia após dia e refletido nos resultados da Expo Turismo.
“Nós sabemos os desafios que temos que enfrentar por sermos mulheres no mundo corporativo de hoje. Mas a liderança feminina está tomando conta agora. E a mulher hoje, ela ganha pela competência”, ressaltou Eliene.
“Nós queremos ser porta e abrir essa porta para várias outras mulheres também.”
“Somos mulheres empreendedoras, competentes e capazes, e valorizamos bastante isso. Aliás, é interessante falar que nas equipes que trabalham na parte de staff, a maioria é mulher. E isso é motivo de orgulho”, disse Rose.
Sem menosprezar o papel masculino, Eliene ressalta a importância de levantar a bandeira de mulheres estarem no comando de um evento da magnitude como é a Expo Turismo Goiás: “Não estamos recriminando os homens, mas sabemos o tanto que é desafiador. Mas a feira é para todos, é do Brasil, um evento que hoje está consolidada no calendário nacional e conta com patrocínio do Ministério do Turismo e apoio de diversas entidades importantes”.
Feira de turismo em Goiás
Até que a ETG entrasse no mapa do trade brasileiro, o estado goiano ficou 15 anos sem qualquer tipo de evento que movimentasse o mercado regional. “Existia uma feira antes da nossa, mas aí a organizadora faleceu e a família não quis continuar. Ficamos 15 anos órfãos, sem nada aqui”, explicou Eliene.
“Todo Brasil tem feira, por que Goiás não teria?”, indagou Rose. Foi a partir dessa visão que ela e Eliene se juntaram para desenvolver a Expo Turismo Goiás que, hoje, chega em sua 5ª edição e já se consolida como a maior so mercado Centro-Oeste e que vem crescendo a cada ano.
“Eu tenho mais de 30 anos de turismo e a Rose tem mais de 15 anos. Então sabemos o que estamos fazendo e fazemos com amor”, ressaltou Eliene.
“É uma feira que mexe com a economia da cidade e do estado, e vem crescendo cada vez mais, com um olhar dos profissionais cada vez melhor”, completou Rose.
A cada edição da feira, as CEOs estudam o comportamento do mercado participando de outras feiras e buscando inspiração para aplicar e fazer a ETG cada vez melhor.
“São 12 meses trabalhando com dedicação para entregar 2 dias de evento e espero que a expectativa seja correspondida por vocês”, finalizou Rose.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA