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Destinos / Feiras e Eventos

Rio CVB debate estratégias para receber grandes eventos em 2022

carlos werneck rio cvb

Carlos Werneck, presidente-executivo do Rio Convention Bureau

Poder público e iniciativa privada se reuniram na última semana numa rodada de negócios para discutir os próximos passos para a realização dos grandes eventos previstos para os próximos meses. Em menos de um ano, a cidade recebe as principais festas do país – o Réveillon e o Carnaval – e sedia uma nova edição do Rock in Rio.

Além dos organizadores envolvidos diretamente no planejamento, os eventos devem mobilizar todo o setor turístico do Rio. Por isso, 100 representantes das principais atrações turísticas, hotéis, bares, restaurantes e agências de viagem participaram do 3º Encontro Rio CVB Rio de Negócios, promovido pelo Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB).

Os empresários trocaram experiências, firmaram parcerias e fecharam negócios que forneçam uma experiência completa ao visitante. Os participantes assistiram ainda palestras falando sobre a preparação para os próximos eventos e as oportunidades para o trade.

“Estamos nos preparando para receber esse verão, que promete ser incrível para o Rio de Janeiro, e precisamos nos preparar para receber os turistas”

“Estamos nos preparando para receber esse verão, que promete ser incrível para o Rio de Janeiro, e precisamos nos preparar para receber os turistas. Esse evento tem justamente o intuito de reunir os empresários do setor, que têm interesses convergentes, e encontrar parcerias para o futuro”, disse Carlos Werneck, presidente-executivo do Rio Convention Bureau.

Os mais de 300 eventos realizados no Rio de Janeiro geraram, em 2019, cerca de R$ 1 bilhão. Por causa da pandemia, cerca de 80% das festas, congressos e eventos de 2020 foram cancelados ou realizados de forma virtual. Mas a expectativa para o próximo ano é positiva. Somente entre os eventos já confirmados para 2022, a receita deve superar os R$ 300 milhões.

“O prefeito Eduardo Paes tem pedido tanto para a Secretaria de Turismo como para a Riotur para se preparar para realizar o Réveillon e o Carnaval. Todas as decisões serão tomadas com base nas orientações da Secretaria de Saúde, mas os números são muito positivos”

“O prefeito Eduardo Paes tem pedido tanto para a Secretaria de Turismo como para a Riotur para se preparar para realizar o Réveillon e o Carnaval. Todas as decisões serão tomadas com base nas orientações da Secretaria de Saúde, mas os números são muito positivos”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Bruno Kazuhiro.

Para agilizar o processo de licenciamento de eventos na cidade, a subsecretária de Promoção de Eventos, Antonia Leite Barbosa, falou sobre o novo Marco Regulatório de Eventos do Rio de Janeiro. “Tem dias que o sistema recebe mais de 90 solicitações de eventos. Esse é o maior termômetro da retomada. O que estamos fazendo é trazer mais agilidade ao processo para que a greve possa ter um terreno fértil para atração de novos eventos”.

Um dos eventos que vão movimentar o trade turístico do Rio de Janeiro, o Rock in Rio deve gerar uma receita de R$ 1,7 bilhão. O CEO do festival, Luis Justo, falou sobre o planejamento para o evento, além das oportunidades de negócio para o setor.

Durante o encontro, Rafael Carrara, Aviation Marketing do RIOgaleão, apresentou o novo Mice Book, com alternativas pensadas para a recepção dos turistas de negócios e eventos. O objetivo é oferecer uma experiência completa aos visitantes desde a chegada ao aeroporto e, assim, auxiliar na captação e realização de eventos na cidade.

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