Câmbio:

Idiomas:

Rio é de Vocês reforça presença do Estado no mercado mineiro

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 28/06/2011 - 18:27

.
.

O Projeto “Rio é de vocês” foi realizado nesta terça-feira (28/6) no Othon Palace Hotel; em Belo Horizonte; atraindo público de mais de cem pessoas entre agentes e operadores de turismo. Dessa vez; o workshop reuniu 27 participantes entre empresas; órgãos ligados ao turismo e municípios do Estado do Rio de Janeiro. Minas Gerais é importante para o turismo do Estado do Rio de Janeiro; já que é o segundo maior Estado emissor de turistas para o Rio e os demais destinos fluminenses.

De acordo com Sérgio Mello; assessor da presidência da TurisRio; o secretário de Estado do Turismo Ronald Ázaro vem incentivando a equipe do Rio é de Vocês a trabalhar em busca de inovações. “Esse projeto é um grande instrumento de marketing e promoção da cidade e do Estado do Rio de Janeiro e o desafio torna-se ainda maior com a proximidade da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.”

Exatamente por isso Roberta Guimarães; Gerente de Eventos da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Rio de Janeiro; participou do workshop em Belo Horizonte com a missão de passar informações sobre as obras para a Copa do Mundo de 2014 e para Olimpíadas de 2016 no Rio. “O Rio vive seu momento mais importante no tocante ao turismo nos últimos anos. E não podemos mais falar em turismo no Rio; sem associá-lo ao esporte porque estamos perto de receber os dois mais importantes eventos esportivos em nível mundial que trarão muitas melhorias de infraestrutura; desenvolvimento social e econômico para o Estado.”

Muitas cidades do interior fluminense aproveitaram O Rio é de Vocês; na capital mineira; para divulgar seus atrativos. A representante da Fundação de Turismo de Angra dos Reis; Jacqueline Queiros; disse que é estratégico divulgar a cidade para os agentes e operadores de turismo de Minas Gerais. E lembrou a todos com quem conversou que além das praias; tão preteridas pelos mineiros; Angra dos Reis oferece novos atrativos como as “Noites Angrenses”; projeto realizado toda sexta e sábado pela Prefeitura; no Cais de Santa Luzia; com apresentação de peça teatral e show musical respectivamente. A região ganhou ainda quatro novos restaurantes; inaugurados em novembro do ano passado.

Vários hotéis do Estado do Rio também marcaram presença no workshop. Questionada se o hotel oferece algum mimo em especial aos mineiros; a gerente de contas do Sofitel; Patrícia Medeiros; não pestanejou em responder: “sim; o pão de queijo. No Sofitel a cozinha é francesa; comandada pelo renomado chef  Rolland Villard; mas abrimos um exceção para a famosa iguaria típica de Minas Gerais”. De acordo com ela; o Sofitel reconhece a importância do mercado mineiro como emissor de turistas para o Rio e mantém como estratégia constante a divulgação no Estado.

Participando de O Rio é Vocês pela Royalty Viagem e Turismo; Aparecida Vinhal; informou que a cidade do Rio de Janeiro é o carro  chefe da agência; instalada em Belo Horizonte. “Operamos com transporte rodoviário. Mandamos em média três ônibus com turistas de Minas Gerais para o Rio de Janeiro por semana; o que corresponde a cerca de 120 pessoas. 98% são mineiros; mas uma parcela também é de estrangeiros; normalmente; acompanhados por amigos aqui do Estado”; revelou.

O público; por sua vez; aprovou a realização do Rio é de Vocês; na capital mineira. Isabela de Almeida; da Tam Viagens BH Shopping; diz que o workshop foi bastante válido; sobretudo; para conhecer os hotéis e atrativos do Estado do Rio de Janeiro no ponto de vista de quem os comercializa. Já Wadson Gonçalves; da Agência WD Turismo; avalia que o mais interessante no evento foi ter contato direto com os hotéis. “Isso nos facilita na hora de direcionar os turistas para hotéis focando no que cada um esperar encontrar; atendendo às reais necessidades de nossa clientela”; concluiu.

O Projeto O Rio é de Vocês é realizado pela RioTur; Governo do Rio de Janeiro; Prefeitura do Rio; MTur; Rio Convention&Visitors Bureau; Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH) e pelo Sindicato de Hotéis; Bares e Restaurantes (SindRio). Em BH; O Rio é de Vocês foi encerrado com um coquetel; no qual teve sorteio de passagens aéreas com hospedagem para o Rio de Janeiro e interior do Estado.

Roberta Guimarães e Sérgio Mello