
O vice-primeiro ministro britânico; Nick Clegg; e o secretário de Estado para Cultura Mídia e Esporte do Reino Unido; Jeremy Hunt; integram a comitiva britânica em visita ao Rio de Janeiro para discutir o intercâmbio entre as duas cidades-sede dos Jogos Olímpicos e Para-Olímpicos de 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro). A comitiva esteve reunida no Palácio da Cidade com o prefeito Eduardo Paes; o presidente do Conselho Público Olímpico; Henrique Meirelles; o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos; Carlos Nuzman; e o secretário de Estado da Casa Civil; Regis Fichtner; nesta quarta-feira (22/06).
“Existem duas formas de se realizar Jogos Olímpicos: aquele em que a cidade usa os Jogos e o que os Jogos usam a cidade. O que buscamos foi fazer com que as Olimpíadas servissem para o desenvolvimento de Londres e é isso que o Rio também está fazendo”; afirmou Nick Clegg.
Durante o encontro; Eduardo Paes destacou a importância da troca de experiências entre as duas cidades e da realização das Olimpíadas para o Rio. “Os Jogos Olímpicos precisam ser visto como elemento catalizador de mudanças positivas para a cidade. Essa foi a principal razão para o Rio ter sido escolhido como sede para 2016. E para nos prepararmos nada melhor do que debater com a cidade que entende essa visão e que vai nos entregar a responsabilidade de conduzir o próximo evento”; afirmou.
Já Jeremy Hunt afirmou que o Rio está no caminho certo e destacou três pontos principais para o sucesso do evento. “Saber gerenciar a grande quantia de dinheiro envolvida para que o projeto aconteça dentro do orçamento e estabelecer um forte consenso político desde o começo da organização são medidas primordiais. Também é importante levar em conta que as decisões tomadas agora refletirão no legado olímpico para a cidade; e por isso elas devem ser pensadas com muito cuidado”; explicou. “É preciso ser ambicioso sobre o que se quer que as Olimpíadas signifiquem para a cidade”; concluiu.
Há duas semanas o Rio de Janeiro recebeu membros do Comitê Olímpico Internacional para visitas de inspeção; que constataram que os projetos e obras para realização dos jogos estão dentro do prazo. Segundo Regis Fichtner; em julho uma missão do governo do Estado estará em Londres para dar continuidade ao intercâmbio entre as sedes.
Nick Clegg