Com foco em levar tecnologia ao Rio de Janeiro, inicia nesta quarta-feira (13), o Rio Innovation Week. O evento contará com a participação mais de 500 conferencistas, 1,2 mil startups e 190 expositores. Na programação, a Secretaria de turismo do Estado fará apresentações sobre as ações adotadas para o setor.
“Se tirar a caneca do lugar em que ela fica todo dia na mesa e colocar no lado oposto, isso já é uma inovação. A inovação não necessariamente precisa ser disruptiva. Inovar é melhorar processos, aprimorar padrões, é aperfeiçoar o produto que você já tem e romper com o sistema atual, criando outro mais eficaz e barato”, afirma Fábio Queiróz, presidente do Conselho Organizador da Rio Innovation Week e um dos idealizadores do evento.
Dentre os expositores figuram Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que irá conversar com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes; Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Francis Suarez, prefeito de Miami, que participará de conversa com o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
“Nos dias de hoje, inovar, seja no nível mínimo ou máximo, significa, talvez, a sobrevivência ou a falência da empresa. O visitante vai tocar na tecnologia, vai usar e desmistificar, caso ainda tenha esse preconceito, a complexidade do tema”, declara.
O Rio Innovatioon Week terá espaços de realidade virtual, além de robôs circulando a área. O destaque vai para o Robozão, construção de 3 metros de altura, além do Icebot, da Roboteria, que serve sorvete; e o Tinbot, primeiro robô brasileiro interativo que reúne inteligência artificial, cognição e internet das coisas.
“Caso o Rio de Janeiro venha aqui instalar um hub de inovação, vai fazer um polo onde as pessoas pensem soluções em conjunto e superem as dificuldades que certamente surgirão. O processo tecnológico requer muita técnica, muita pergunta e, certamente, a solução será mais fácil de ser encontrada”, pontua.
A programação completa está disponível no site (https://rioinnovationweek.com.br/) e será possível também acompanhar os destaques pelo Instagram (@rioinnovationweek)