
A capital do Chile subiu mais um degrau no cenário global de turismo de negócios. Santiago acaba de conquistar o terceiro lugar no ranking da ICCA (Associação Internacional de Congressos e Convenções) como uma das cidades que mais receberam eventos internacionais nas Américas em 2024 — ultrapassando nomes de peso como Rio de Janeiro, São Paulo, Cidade do México e Toronto.
O anúncio foi feito nesta semana durante a IMEX Frankfurt, uma das maiores feiras do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), e reforça a força do Chile como sede de congressos, convenções e seminários.
Com 98 eventos realizados em 2023, sendo 60 só em Santiago, o Chile ficou em quarto lugar no ranking sul-americano, atrás de Brasil, Argentina e Colômbia. No ranking global, também houve avanço: o país saiu da 39ª para a 37ª posição.
Mas o destaque mesmo ficou com a capital. Santiago se consolidou como uma das grandes protagonistas do turismo de reuniões nas Américas, atrás apenas de Buenos Aires e Montreal.
Estratégia, promoção e presença global
De acordo com o governo chileno, essa conquista é fruto de um trabalho estratégico de longo prazo. A subsecretária de Turismo, Verónica Pardo, destacou que o bom desempenho é também uma vitrine internacional para o país. “É um impulso direto para o desenvolvimento econômico dos destinos anfitriões”, afirmou.
Boa parte dos resultados é atribuída ao programa Meet in Chile, coordenado pelo Sernatur (Serviço Nacional de Turismo do Chile), que tem investido pesado na atração de congressos internacionais com o apoio de embaixadores, setor privado e bureaus regionais.
Segundo o diretor nacional do Sernatur, Cristóbal Benítez, o foco agora é ampliar a atuação em feiras internacionais e posicionar também destinos secundários. Em 2024, o Chile já participou de eventos como Fiexpo Latam, IMEX America e ICCA Summit, além de realizar treinamentos em mercados estratégicos como Uruguai, México, Peru e países da Aliança do Pacífico.
E os números seguem promissores: o país já garantiu a realização de 13 eventos para este ano e está concorrendo para sediar outros cinco — com potencial de atrair mais de 3.350 delegados nos próximos anos.
A nova colocação no ranking ICCA reforça que o turismo de reuniões está longe de ser um nicho: ele movimenta hotéis, restaurantes, serviços e projeta destinos internacionalmente. E o Chile, com Santiago à frente, está fazendo a lição de casa — com resultados que começam a se destacar no mapa global.