Nesta quinta-feira, 21/07, a cidade de São Paulo como destino turístico foi o tema do workshop realizado na sede da Abav-SP na capital paulista. Com o objetivo de fornecer informações relevantes a respeito da cidade para incrementar as vendas aos turistas, o workshop contou com as apresentações de Bernardo Ignarra, coordenador de promoções e parcerias da São Paulo Turismo, a SPTuris; e Sara Souza, gerente de promoções e parcerias do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Na primeira etapa do workshop, Sara Souza apresentou dados da cidade e o papel do SP CVB (www.visitesaopaulo.com). “90% da nossa receita vem da taxa de turismo, a Room Tax. A taxa é importante para viabilizar os nossos programas de capacitação para promover e o melhorar o turismo na cidade. Trabalhamos com a capacitação, comunicação, cooperação e controle”, afirmou Sara. Sendo uma entidade sem fins lucrativos, mantido pela iniciativa privada, e com 600 associados, ela explicou que o objetivo do CVB é aumentar o fluxo de visitantes na cidade.
“Antes de falar de São Paulo para o estrangeiro, temos também que mostrar a cidade para o paulistano e despertar o seu interesse pela capital, torná-la conhecida como polo de todos os tipos de turismo e estreitar parcerias com os gestores de viagens”, completou. A gerente do SPCVB destacou a ferramenta “Destinos São Paulo” (www.destinosp.com.br). “Ele é uma ótima ferramenta para o agente. É um projeto que reúne a capacidade hoteleira, a agenda e os espaços de eventos de cinco regiões de São Paulo”, disse. Sara lembrou também que recentemente foi fechada parceria para capacitação com o empreendimento Outlet Premium, outlet com lojas de marcas, na Rodovia dos Bandeirantes, a 30 minutos de São Paulo.
Em seguida, Bernardo Ignarra falou da atuação da SPTuris. “O nosso foco é o centro expandido e Paulista e Jardins, e este ano estamos trabalhando na campanha Cidade Criativa, cuja logo será lançada oficialmente em breve”, disse. Administradora do Parque Anhembi, Autódromo de Interlagos e Terminal 25 de Março, Ignarra explica a função da São Paulo Turismo. “Nosso objetivo é ampliar a permanência e gasto médio per capta do turista que vem à cidade”, afirmou.
Ignarra destacou os projetos “Programa Capacidade”, para a capacitação de taxistas, guardas municipais, guias turísticos, entre outros, para melhor receber o turista; o Turismetrô; Ônibus Turístico; e os nove roteiros temáticos criados pela SPTuris, que em breve serão 11 (com roteiro de Arquitetura e Cultura Afro-Brasileira). O coordenador lembrou também do programa “Fique mais um dia” (www.fiquemaisumdia.com.br) para aumentar a permanência de turistas e que oferece sugestões de passeios, e no qual os receptivos trabalham com 11 temas – este programa é um dos carros-chefes da SPTuris. Além deste, Ignarra citou o site www.cidadedesaopaulo.com.br. “Ele é nossa principal ferramenta, é um site bem completo com uma gama de opções, links, guias, vídeos, campanhas e uma parte para o profissional do turismo, além de fornecer material informativo para download”, finalizou.
Tanto Sara quanto Ignarra ressaltaram os números da capital paulista que servem de chamariz para o turismo na cidade, tanto o de lazer quanto o segmentado, e destacaram São Paulo como uma cidade para todos. Alguns números: a cidade conta com 1,5 mil pizzarias; 12,5 mil restaurantes; mais de duas mil bibliotecas; 75 parques municipais; 280 salas de cinema; oito mil salões de beleza, entre outros. Em relação a eventos, no geral a cidade conta com mais de 90 mil eventos por ano que movimentam US$ 1,5 bilhão, sendo mais de US$600 milhões no Anhembi. Segundo o ranking da ICCA (International Congress & Convention Association) São Paulo está entre as TOP 20 do mundo que mais realizaram eventos e o principal destino das Américas para eventos.
Lidiane Ferreira