São Paulo – Aconteceu nesta quinta-feira (13) o evento Vinhos de Portugal, na Fundação Bienal de São Paulo, trazendo mais de 95 produtores e enólogos de várias regiões portuguesas, para degustações, conversas e experiências em torno do vinho. O Secretário de Turismo de Portugal, Pedro Machado, esteve presente no evento e falou da importância do mercado brasileiro para o destino europeu.
O evento também trouxe representantes da culinária da Velha Terra e divulgação de destinos como Ilha da Madeira, Porto e Aveiro. O objetivo é promover Portugal para além de Lisboa, destacando o enoturismo, a cultura e a língua, que aproximam os dois países.
“Precisamos aumentar a notoriedade de Portugal, temos que dar cada vez mais informação aos brasileiros” – Pedro Machado, Secretário de Turismo de Portugal.
“O Brasil é para nós um dos mercados prioritários, é um dos mercados em que temos mais capacidade instalada de poder crescer. Temos 1,3 milhão de dormidas de brasileiros, em um universo de 200 milhões de brasileiros. O que significa? Que precisamos aumentar a notoriedade de Portugal, temos que dar cada vez mais informação aos brasileiros. O que é que podem fazer em Portugal? Outra força nossa é o enoturismo, um dos produtos turísticos que temos mais capacidade de crescimento, pela qualidade das nossas castas, pela diversidade e pelo número de produtores, que estão a apostar no mercado brasileiro e pelo valor que o nosso produto representa”, afirma.
Segundo dados fornecidos por Bernardo Cardoso (Visit Portugal) no evento, Portugal recebeu 30 milhões de estrangeiros em 2023, entre os quais 1,3 milhão foram brasileiros. As metas para o ano de 2024 estimam a chegada de dois milhões de turistas do Brasil, atraídos principalmente pela própria cultura do vinho português.