
A Prefeitura de São Paulo lançou oficialmente o Fórum São Paulo da Longevidade, cuja 7ª edição será realizada de 27 a 29 de outubro no Expo Center Norte. As inscrições para o evento já estão abertas no site oficial. A iniciativa reafirma o compromisso da cidade com políticas públicas para a população com 60 anos ou mais, que já representa 17% dos habitantes e deve chegar a 30% até 2050.
O prefeito Ricardo Nunes destacou a importância de adaptar as políticas à mudança demográfica e anunciou que todas as prefeituras do estado serão convidadas a participar do Fórum para discutir temas como saúde, esporte, empregabilidade e cuidado. Segundo ele, o evento será uma ferramenta para orientar as ações governamentais.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Duarte, reforçou que São Paulo é reconhecida como Cidade Amiga do Idoso, o que implica integração das ações das secretarias municipais. A programação contará com 12 palestras organizadas pela prefeitura, em parceria com o Insper, além de um estande oficial voltado para cerca de 50 mil empreendedores da economia prateada.
Outros secretários municipais destacaram investimentos e ações em esporte, cultura, saúde e trabalho voltadas para o envelhecimento ativo. A secretária de Relações Internacionais informou que o processo para o reconhecimento oficial da cidade como Cidade Amiga do Idoso já foi iniciado, reforçando o foco em políticas integradas para essa população.