A norte-americana Medical Tourism Association (MTA) irá destacar o Brasil em seu 4º Congresso Mundial de Turismo Médico e Saúde Global com a entrega do “Award for Excellence in Healthcare Tourism Development” ao secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, na organização e fomento do setor no país.
A MTA considerou o trabalho de articulação que Moraes realiza há dois anos junto a órgãos federais, como o Ministério do Turismo e Embratur, em estados e outras capitais para a organização deste segmento no país e sua oferta ao mercado como um produto estruturado de padrão internacional. Porto Alegre, aliás, deu o passo inicial: por meio de uma parceria público-privada criou, em 2010, o primeiro cluster de Turismo Médico do Brasil, o Porto Alegre Healthcare Cluster, ainda sem similar no país.
O prêmio “Excelência no Desenvolvimento de Turismo de Saúde” será entregue no Seminário Anual Internacional de Governantes e Líderes de Turismo de Saúde, que ocorrerá dia 25 de outubro, em Chicago, EUA. Questões legais, parcerias público-privadas, implicações políticas, acreditação e reformas na área da saúde são alguns dos temas da pauta do evento, que é o ponto alto do Congresso Mundial de Turismo Médico e Saúde Global, realizado pela MTA pelo quarto ano consecutivo e que reúne especialistas e compradores mundiais do setor.