Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

SetTur-MG e OMT assinam protocolo para criação da Rota Lund

Na tarde desta sexta-feira, 15/07, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, representada pela secretária-adjunta Silvana Nascimento, e Patric Krahl, diretor de relações da área internacional do Ministério do Turismo, representando a Organização Mundial do Turismo, OMT, assinaram o protocolo de intensões que dá início a segunda fase da criação da Rota Lund, um roteiro turístico que integra o Museu de Ciências Naturais da PUC, o Parque Estadual do Sumidouro, as grutas do Maquiné, da Lapinha e do Rei do Mato, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A primeira fase, iniciada em 2010 foi de elaboração da rota, e a segunda será a da implementação. “O protocolo dá continuidade ao trabalho para fortalecer a região”, explica Silvana. De acordo com Marcela Pimenta, diretora de Planejamento das Políticas de Turismo, a etapa agora consiste na ação de um voluntário da OMT. “Esse programa de voluntários da OMT é um trabalho de consultoria. O consultor ficará por um ano na cidade trabalhando na implantação e com a comunidade local, para que ela trabalhe com a rota”, disse Marcela.

“O Brasil aproveita muito pouco todas as ferramentas da OMT, e esse projeto é inovador de Minas, e com certeza será um caso de sucesso”, afirmou Patric Krahl. O roteiro ficará pronto em 2013 e a intenção é que se torne patrimônio da Unesco. O nome da rota é em homenagem a Peter W. Lund, o primeiro paleontólogo no Brasil, responsável por fazer dessa região o berço mundial da ciência de ecologia vegetal e referência americana da arqueologia, paleontologia e espeleologia.

Lidiane Ferreira

Receba nossas newsletters