TERESINA – Dando continuidade ao Summit Piauí Turismo que acontece no Teresina Shopping, na capital piauiense, Cássio Garkalns, da GKS Inteligência Territorial, apresentou, na manhã desta sexta-feira (6) o tema ‘Destinos turísticos inteligentes, tecnologia e inovação’.
“O DTI pode ser um canal que facilite, ajude empreendimentos e destinos turísticos brasileiros a se desenvolverem com o gerenciamento e ordenamento de seus territórios de forma inovadora e sustentável”, disse o palestrante. E reforçou durante sua apresentação, que tudo se resume em fazer o ‘simples’ de maneira correta.
Garkalns ressaltou que o DTI tem que ser bom para quem vive e visita o território. Para um destino alcançar o certificado DTI que beneficiará o conjunto, é importante e necessário não somente otimizar os investimentos, mas melhorar a qualidade dos serviços, agregar valor aos atrativos, valorizar o posicionamento do destino e contribuir para a região.
A partir de metodologias de boa governança, o MTur trabalha com dois programas: o DTI Brasil e DTI Futuro Brasil, nos quais 28 municípios já estão trabalhando nessas agendas, embora ainda não haja no Brasil nenhum município com certificação DTI.
Summit
O Summit Piauí Turismo, inédito no estado, apresenta tudo o que há de mais atual na área a empresários, trabalhadores e gestores piauienses para atualizar os conhecimentos relacionados ao setor. Entre os objetivos do encontro, a promoção e qualificação dos destinos bem como fomentar parcerias.
O evento oferece aos participantes uma capacitação sobre os principais destinos do estado, incluindo a capital Teresina, o litoral piauiense, o Parque Nacional Serra da Capivara e também riquezas como a gastronomia local e o artesanato.
A importância do turismo para a economia de Teresina
Após a primeira palestra do dia, Eneas Barros, diretor de Turismo da Secretaria de Turismo de Teresina, falou sobre a importância do turismo para a economia de Teresina, a porta de entrada do Destino Piauí.
Eneas destacou a participação do destino em eventos promovidos pelo Sebrae-PI em diferentes capitais brasileiras e nas maiores feiras de turismo nacionais. “Registramos uma tendência de crescimento do fluxo de turistas sempre pós-eventos onde estamos presentes. É importante o monitoramento de todas as ações realizadas, bem como os resultados posteriores. Isso pode nortear o rumo e definir as melhores ações a serem adotadas para aumentar ano a ano o fluxo de turistas para nossos destinos”, explicou.
*O M&E viaja com proteção GTA