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Destinos / Feiras e Eventos

Sustentabilidade é o foco da promoção de Pernambuco na ITB 2024

DSC 6916 scaled e1709727910500 Sustentabilidade é o foco da promoção de Pernambuco na ITB 2024

Diogo Beltrão, diretor de Projetos Estratégicos da Empetur

BERLIM – Focado na sustentabilidade, Pernambuco apresentou, durante a ITB 2024, o programa de proteção aos corais do projeto da Biofabrica, em Porto de Galinhas, além de receber uma certificação da Green Destination para Fernando de Noronha.

Em parceria com o Governo de Pernambuco e a Latam, a Embratur lançou durante o primeiro dia de feira, na terça-feira (5), o programa de proteção aos corais, que consiste na captura de recuperação de corais danificados do mar, para cuidado e criação em laboratório no período de um ano, até que estejam aptos a voltarem para a natureza.

“Este projeto da Biofábrica de Corais é um projeto de Porto de Galinhas, que já trabalha com a preservação dos corais – em um programa de adoção dos corais que permite que o projeto receba recursos através da ajuda das pessoas”, explicou Diogo Beltrão, diretor de Projetos Estratégicos da Empetur.

“Prioritariamente, Pernambuco tem suas belezas naturais como maior ativo para promoção do turismo. Os nossos turistas procuram Sol & Mar por conta dos nossos recursos naturais e pela nossa receptividade, pelo nosso calor. então lançamos este projeto para mostrar que Pernambuco segue focando na sustentabilidade como diferencial competitivo para a promoção turística”, afirmou.

Além do projeto da Biofábrica, Fernando de Noronha também tem adotado várias praticas de sustentabilidade, inclusive a iniciativa do Plástico Zero. Até 2025, a ilha está se comprometendo a não ter nenhum plástico descartável.

“Noronha recebeu hoje uma certificação da Green Destination – uma instituição que foca no turismo de sustentabilidade, que é muito importante para engajar os turistas europeus. O certificado serve como um grande diferencial competitivo na decisão da escolha do destino que o turista vai viajar. Os europeus procuram destinos com bases sustentaveis e por isso temos investido cada vez mais nisso”, disse Beltrão.

Entre os principais principais mercados europeus para o estado, estão Portugal, Espanha e Alemanha, além da França e Itália. Por este motivo, todas as ações e estratégias de promoção estão focadas na atração de novas rotas internacionais e parcerias cooperadas com operadores de turismo destes destinos.

Recentemente, o estado fechou uma parceria com a Solférias e com a Exotico, duas importantes operadoras de Portugal, que irão levar cerca de 1,5 mil passageiros portugues para o destino brasileiro em quatro meses de operação; “Durante a baixa temporada, entre os meses de junho e outubro, estas operadoras levarão 60 passageiros por semana para passar uma semana em Pernambuco. Foi um acordo fechado no Roadshow da Solférias deste ano e é muito importante para nós receber estes grupos na baixa temporada, além de um voo charter no Réveillon”, celebrou.

VOOS INTERNACIONAIS – Outra boa notícia para Pernambuco é que no primeiro e no segundo semestre deste ano, o destino ganhará mais duas novas rotas internacionais – sendo uma ligando o estado com um país da América do Sul e outro com a Europa. Os destinos internacionais ainda não foram revelados, mas os anúncios oficiais dos voos devem ser realizados em abril e maio.

ITB – O destino participa da ITB 2024 coexpositor no estande da Embratur. O motivo da vinda à maior feira de turismo do mundo é a oportunidade de prospectar novos voos e realizar planos cooperados com operadoras. “A Alemanha é um mercado muito importante para nós, e historicamente tivemos o voo da Condor com três frequências semanais voando de Munique e Frankfurt para Pernambuco. Estamos na tratativa de retomada desses voos e de outras novas rotas potenciais, além de buscarmos parceiros para fazer planos cooperados. Temos feito bastantes reuniões aqui e isso é extremamente essencial para nós”, explicou Diogo.

PROMOÇÃO – Diogo também revelou que alguns destinos do nordeste tem se reunido para promover e alinhar as estratégias para apresentar a região como um todo no mercado europeu. “Dessa maneira, acredito que potencializamos as vendas de todo o nordeste e com recursos que todos os estados tem, a gente pode se unir e agregar a região como um todo. O mercado europeu quer conhecer vários destinos, então seria interessante criar estratégias para atrair este público alvo, criando novos roteiros e produtos integrados, fomentando e vendendo isso fora do Brasil”, finalizou.

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.

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