
Especialistas do setor de turismo e líderes em tecnologia participaram do estabelecimento das diretrizes para a evolução tecnológica do turismo (Divulgação/Fitur)
MADRI – FITURTECHY, o espaço de referência em tecnologia turística, inovação e sustentabilidade organizado pela Fitur e pelo Instituto Tecnológico Hoteleiro (ITH), realiza sua 17ª edição, inspirada nos contos das “Mil e Uma Noites”. Durante os três dias, a seção contou com a presença de personalidades de destaque do setor turístico para consolidar esse espaço como o principal ponto de encontro de conhecimentos sobre tecnologia, negócios, destinos e sustentabilidade turística.
A abertura da conferência contou com a presença de representantes como Luis Martín Izquierdo, Vice-Ministro da Cultura, Turismo e Esporte da Comunidade de Madri, que destacou o papel da tecnologia no setor hoteleiro no âmbito da 19ª edição da seção, que está sendo realizada e lembrou a evolução positiva dos dados de turismo na Comunidade de Madri.
Jordi Hereu, Ministro da Indústria e Turismo, também esteve presente na conferência inaugural e lembrou “o grande desafio que a sustentabilidade representa para um país que recebe 94 milhões de turistas”.
De 22 a 24 de janeiro, os profissionais puderam assistir a apresentações em quatro áreas temáticas TechYnegocio “Aladino 4. 0: O negócio e sua lâmpada maravilhosa”, patrocinado pela AdQuiver; TechYFuturo ‘O gênio dos desejos de amanhã’, patrocinado pela American Express; TechYdestino: ‘Um tapete mágico para viajar pelo mundo’, patrocinado pela Maarlab; TechYsostenibilidad: ‘O oásis no deserto’, patrocinado pela Veolia e o hotel do futuro, TechYhotel, com a Enovam e a Telefónica Empresas como parceiros de energia e tecnologia, respectivamente.
O TechYnegocio explorou de forma abrangente as transformações econômicas, tecnológicas e de experiência que definirão o futuro do turismo. Desde a análise macroeconômica e discussões sobre os fundos de próxima geração até a otimização da receita e a personalização das experiências, foi destacada a importância da inovação e da colaboração público-privada para o desenvolvimento sustentável do setor. Foram abordados temas como o impacto da inteligência artificial e dos robôs, a experiência do cliente e do funcionário, além de estratégias de diferenciação por meio da criação de conteúdo e das mídias sociais.
A participação de especialistas como Jorge Marichal (CEHAT), Pablo Díez (Uground) e Rebecca Johnson (Foundever), juntamente com a intervenção original de Alba Renai, influenciadora virtual, marcou uma abordagem única do papel da tecnologia e das tendências emergentes no turismo. A cerimônia de premiação da Sergestur também foi realizada nesse espaço: “Os 150 profissionais mais influentes do setor de turismo na Espanha”.
O TechYFuturo abordou os desafios e as oportunidades para o turismo em um contexto de transformação digital, destacando o impacto da inteligência artificial, a inovação em destinos inteligentes e a personalização de experiências. As apresentações e os debates abrangeram desde a criação de metrópoles sustentáveis até o desenvolvimento de estratégias para clientes premium, com especialistas como Jesús Gatell (ITH), Julia López (American Express) e Jesús Serrano (Microsoft).
Foram analisadas ferramentas tecnológicas para aprimorar a experiência do hotel e fortalecer a distribuição direta, enquanto debates sobre o uso de dados, cidades inteligentes e dinâmicas de marketing destacaram a importância de conectar tecnologia e emoções para satisfazer o viajante moderno. Além disso, workshops práticos sobre inteligência artificial e mesas redondas sobre treinamento em turismo inteligente destacaram a relevância da colaboração e do desenvolvimento de capacidades para liderar o futuro do setor. Com palestras e reflexões sobre sustentabilidade e humanização, o TechYfuturo foi um espaço fundamental para a troca de ideias e inovação no turismo global.
O TechYdestino concentrou-se na transformação digital, na sustentabilidade e na personalização como eixos fundamentais para o desenvolvimento de destinos inteligentes. Durante três dias, especialistas e líderes do setor discutiram o impacto da tecnologia na melhoria do gerenciamento de destinos maduros e na criação de experiências personalizadas, destacando como a inteligência artificial está redefinindo padrões e otimizando a satisfação dos viajantes. Palestrantes como Raúl Domínguez (Maarlab) e Álvaro Carrillo de Albornoz (ITH) abordaram tópicos inovadores, como o turismo azul e os gêmeos digitais em destinos. Além disso, as mesas redondas exploraram tendências como a ascensão do turismo de bem-estar, a mobilidade inteligente e os desafios dos destinos na era digital, com vozes de destaque como Kike Sarasola (Room Mate Hotels) e representantes da Alliance of Sun and Beach Tourism Municipalities (AMT).
Além disso, os prêmios AMT Smart Destinations Awards 2025 foram concedidos aos projetos de inovação tecnológica da Ok Located, Freeplantour, Barceló Hotel Group, Murmuration e da Prefeitura de Las Palmas de Gran Canaria por suas soluções tecnológicas implementadas com sucesso,
Por fim, o TechYsostenibilidad destacou a importância de integrar a sustentabilidade em todos os aspectos do turismo, desde a experiência do viajante até o gerenciamento de destinos e serviços urbanos. Ao longo da conferência, foram exploradas inovações como o ITH TechYroom 2.0, um modelo de quarto sustentável e tecnológico apresentado por José Picó, e foi debatido como os hotéis podem se tornar faróis da sustentabilidade e motores do desenvolvimento local.
Os discursos de especialistas como Javier García Cuenca (ITH) enfatizaram a necessidade de combinar conforto e respeito ao meio ambiente, enquanto os debates liderados por figuras como Ana Muñoz (Secretária de Estado do Turismo) abordaram o papel transformador do design sustentável e do turismo responsável. Além disso, iniciativas urbanas para atrair talentos e criar cidades mais competitivas e sustentáveis, como as discutidas no “Fórum de Cidades”, destacaram a conexão entre inovação tecnológica e sustentabilidade. Em seu último dia, o fórum concentrou-se em estratégias de marketing para atrair vários segmentos de viajantes, em colaboração com membros afiliados da UN Tourism.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA