Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos

Tudo o que você precisa saber sobre o Salão do Turismo, que começa nesta quinta (8)

d9701a09 47a7 409f a6e0 95cfe49dbfb5 Tudo o que você precisa saber sobre o Salão do Turismo, que começa nesta quinta (8)

Salão do Turismo 2923, em Brasília (Divulgação/MTur)

O Salão Nacional do Turismo 2024 começa nesta quinta-feira (8), no Riocentro, no Rio de Janeiro. A oitava edição do evento promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) se estende até o próximo domingo (11), com previsão de atrair mais de 100 mil pessoas. O Salão visa promover a diversidade dos produtos turísticos brasileiros e destacar as principais tendências do setor nas cinco regiões do país. Está confirmada a presença do presidente Lula na cerimônia oficial de abertura, marcada para a próxima sexta (9).

Atividades ao ar livre, iguarias da produção regional, conhecimento da história e contato com a fauna e a flora brasileira vão proporcionar experiências de turismo diferenciadas indoor dentro do Salão, que vai apresentar mais de 500 roteiros em cerca de 200 regiões turísticas de mais de mil municípios brasileiros.

Comparado à edição anterior, o Salão do Turismo deste ano será significativamente maior. O evento realizado em Brasília teve um formato reduzido e uma mobilização limitada, apresentando apenas alguns produtos turísticos. Em contraste, a edição 2024 contará com uma ampla gama de produtos e atrações. A escolha do Rio de Janeiro como sede pela primeira vez reflete a intenção do MTur de realizar eventos em destinos turísticos estratégicos.

NÚCLEO DO CONHECIMENTO

A programação de debates e oficinas começa logo no primeiro dia do Salão. No “Núcleo do Conhecimento”, cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis, com representantes do MTur e de demais parceiros, irão promover um grande intercâmbio de informações e troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo de forma responsável e inclusiva.

Já no espaço “Vitrine Brasil”, a área dedicada ao artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés, o público poderá apreciar vários produtos brasileiros.

Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão busca promover destinos e impulsionar a atividade turística no país. Esta 8ª edição já tem a presença confirmada de todas as Secretarias Estaduais de Turismo e do Distrito Federal. Todos os segmentos do turismo serão contemplados, com destaque para o Turismo de Natureza, Sol e Praia, Turismo Cultural e Turismo de Base Comunitária.

Encontro do CNT e Fornatur – Durante o evento, o Conselho Nacional do Turismo (CNT) se reunirá para discutir ações e deliberar pautas que envolvem o setor e a sociedade. Os gestores locais também se reunirão no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

Na agenda, já está confirmada a realização do I Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024 que promoverá a integração, o diálogo e a troca de experiências entre representantes da indústria do turismo de todo o país.

A programação inclui, ainda, reuniões paralelas sobre segurança turística, com a participação das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, e sobre os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), uma iniciativa do MTur que apoia cidades que investem em infraestruturas tecnológicas para melhorar a experiência turística e garantir o desenvolvimento sustentável.

Encontro de Negócios do Sebrae – O Sebrae Nacional, parceiro do MTur na realização do 8º Salão do Turismo, também estará presente com o “Encontro de Negócios do Sebrae”, que incentivará micro e pequenos empresários do turismo na construção de soluções viáveis para seus estabelecimentos.

762c077f c48a 4acb 97be f51e8c58399f Tudo o que você precisa saber sobre o Salão do Turismo, que começa nesta quinta (8)

Pratos típicos de todos os estados e “Cozinha Show” (Divulgação/MTur)

EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA

Haverá um espaço dedicado à gastronomia. Com pratos típicos de todos os estados, o “Cozinha Show” vai apresentar ao público os sabores e as delícias que encantam turistas pais afora. Serão 27 receitas que os visitantes poderão aprender na hora.

Entre as iguarias da culinária nacional, preparos como a tradicional moqueca baiana de peixe com camarão; os sabores do Norte, com o pato no tucupi; o petisco carioca de bolinho de feijoada ou a exótica carne de onça do Paraná estarão presentes entre os vários sabores a serem descobertos durante o evento.

Segue um “spoiler” das delícias de cada dia no evento.

Quinta (8) – O primeiro dia do Salão terá demonstração de pratos a exemplo do pirarucu de casaca, do Amazonas, e a Maria Isabel com farofa de banana, do Mato Grosso. Tocantins será representado com a receita de chambari, e o Distrito Federal vai levar a galinhada caipira ao pequi.

Sexta (9) – O Maranhão chegará apresentando o seu arroz de cuxá, e Minas Gerais, o queridinho frango com quiabo. Os gaúchos, por sua vez, vão expor a paella campeira com farofa de pinhão, e os pernambucanos, a sua sobremesa cartola.

Sábado (10) – Quem estiver nesse dia vai poder provar o caldo de piranha, do Mato Grosso do Sul, e a virada paulista, de São Paulo. Indo para o Norte, Roraima irá mostrar ao público a damurida, e, do Nordeste, o Ceará terá o tradicional feijão verde cremoso.

Domingo (11) – Encerrando os quatro dias de evento, o Pará estará no Salão com a comida mais buscada no Google em 2023: o tacacá. Já a Paraíba vai levar à mesa o rubacão, e Sergipe, a trouxinha de aratu.

EXPERIÊNCIA MUSICAL

As atrações musicais fazem parte das experiências. Para apreciar os shows nacionais, o visitante deverá estar inscrito, por meio da plataforma Sympla, como participante do Salão do Turismo e, no dia do show, ao visitar a exposição, retirar uma pulseira que dará acesso a apresentação do artista nacional.

A programação incluirá quatro shows nacionais e diversas apresentações regionais, visando exibir a riqueza cultural e os atrativos turísticos do Brasil. Estados e outros parceiros levarão pocket shows para encantar o público e mostrar toda a diversidade e riqueza cultural, que, sem dúvida, faz parte dos atrativos e produtos turísticos do país. Confira algumas das atrações de cada dia.

Quinta (08) – Dentre as atrações regionais do dia estão o Grupo Afro Ijexá (PI); Grupo Tambores do Tocantins e Mestre Márcio Bello (TO); Grupo 10 Cordas (GO); Quebradeiras do Coco Babaçu e Povoada (AL), e muito mais. O dia também contará com os cortejos de Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE) e Centro de Tradições Nordestinas Chegança – Espetáculo Chegança (MA).

Sexta (09) – No segundo dia de evento, o grupo Akirasiavu Puya Txurã Ãdeterã (AC) trará música indígena aos participantes do Salão. Haverá, ainda, um animado bloco de carnaval, com o grupo Bloco da Esquina (MG) e muita percussão com o Folia de Rua Potiguar (RN). O Centro de Tradições Nordestinas Chegança (MA) apresenta o espetáculo “Chegança”, mostrando as riquezas do Maranhão e o Alma Gaudéria (RS) vem com o show “O Sul te Espera” e muita música e dança farroupilha. O cortejo fica por conta dos grupos Tambores do Tocantis e Mestre Márcio Bello (TO), Associação Folclórica Zeca e Bibi Costa (AP) e Quadrilha Junina Século XX – “Se essa Rua Fosse Minha” (SE), dentre outros.

Sábado (10) – A Cia de Dança do Pantanal – Guadakan (MS) vai levar música indígena no terceiro dia de evento; a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE) mostra música popular cearense; A Cia Tradições – Tradições de uma Bahia (BA), vem mostrar dança afro, samba de roda e Maculelê e a Orquestra Paranaense de Viola Capitinha (PR) apresenta música tradicional do estado. O cortejo do dia fica por conta da Quadrilha Junina Zé Monteirão (RR); da Folia de Rua Potiguar (RN) e da Cia das Artes – Clandestinos apresentando “Rondônia Pôr do Sol” (RO), dentre outros.

Domingo (11) – Fechando os festejos, o último dia de evento apresenta o Bloco Eduardo e Mônica (DF); o Grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba (PB); o Grupo Folclórico Boi Mascote (PA), o Dança Charme & Cia, com Samba, Charme e Hip Hop (RJ), dentre outros. O cortejo de despedido fica por conta da Cia Tradições (BA) e da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE).

PARCERIAS – Este ano, o 8º Salão do Turismo conta com parceiros como Fecomércio-RJ, Sebrae Nacional, Sesc, Senac, Secretaria de Estado de Turismo do RJ e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. O evento também terá representantes do trade, como o Conselho Nacional de Turismo, a AbihH Nacional, Abav Nacional, Embratur e Braztoa.

SERVIÇO

8º Salão do Turismo

Local: Riocentro, Av. Salvador Allende, 6555 – Barra Olímpica, Rio de Janeiro

Os horários de funcionamento são os seguintes:

  • Quinta-feira (08), Sexta-feira (09) e Sábado (10): das 12h às 20h.
  • Domingo (11): das 10h às 17h.
  • Entrada Gratuita

 

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.