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Destinos / Feiras e Eventos

WTM-LA: Valparaíso busca recuperar protagonismo brasileiro como emissor de turistas

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Francisco Godoy Imperatore, gerente geral da Corporação Regional de Turismo da Região de Valparaíso

SÃO PAULO – O mercado chileno continua em alta para o turista brasileiro, em especial Valparaíso que, entre os turistas estrangeiros que recebe todos os anos, o Brasil é seu principal emissor, respondendo por cerca de 40% dos visitantes.

Francisco Godoy Imperatore, gerente geral da Corporação Regional de Turismo da Região de Valparaíso, explica que o roteiro mais tradicional do turista brasileiro que visita o destino passa primeiramente por Santiago, a capital do Chile, e depois une as experiências de neve no inverno com o enoturismo, uma das mais importantes de Valparaíso.

“Contamos San Antonio e Casablanca, importantes centros de produção de vinhos brancos, como o Pinot Noir, e o Valle Aconcágua, de temperatura mais amena, especializados na produção de tintos Cabernet Sauvignon e Carmenere”, lembra.

O filão enoturismo atualmente represenata muito para o destino  e turista brasileiro que, segundo Francisco Godoy “tornou-se um grande apreciador e consumidor de vinho nos últimos tempos e reconheceu a excelência de Valparaíso”.

O gerente geral destacou que a região turística de Valparaíso pode ser percorrida em até duas horas, desde a cordilheira andina com suas áreas de ski na neve até o litoral onde grande parte da produção de vinhos está concentrada.

“Hoje estamos investindo bastante em turismo relacionado com ‘bodas’, ou casamentos, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e muitos casais brasileiros já estão realizando cerimônias em vinícolas”, explicou.

Apesar das restrições ainda vigentes para entrar no Chile, Francisco Godoy acredita que até o final de 2023 o mercado será recuperado e, em 2024 “certamente registraremos crescimento no número de turistas brasileiros”, completou.

 

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