SÃO PAULO – Na manhã desta sexta-feira (11), a World Travel Market, responsável por várias das mais importantes feiras de turismo do mundo, realizou uma coletiva de imprensa para compartilhar tendências mundiais do turismo e o que esperar dos próximos eventos da WTM. O encontro foi apresentado por Bianca Pizzolito, event leader da marca e Jonathan Heastie, diretor de portfólio da RX Global, em sua primeira visita ao Brasil.
Bianca Pizzolito destacou que a WTM Latin America, que ocorreu este ano em São Paulo, reuniu 29.247 profissionais do turismo e registrou um recorde de reuniões confirmadas e leads gerados, através do aplicativo Emperia que facilita a conexão entre expositores e clientes, oferecendo um crescimento de 8,5% de reuniões e 42% leads, além do aumento de compradores qualificados, figurando
23% a mais em relação a 2023, 73 hosted buyers e 8 mil agentes de viagens no evento.
A edição de 2025, marcada para 14 a 16 de abril, trará o tema “Where Tech Meets Touch”, explorando como a tecnologia pode aprimorar o contato humano no turismo e prevê o aumento de 8% de público em relação à última edição.
A feira também contará com o Colleqt, uma plataforma inovadora que usa QR codes em estandes para fornecer informações em tempo real, melhorando a experiência de networking. Além disso, o evento dará continuidade à sua Rota da Diversidade, promovendo o turismo LGBT, afro e para pessoas 60+, com o compromisso de oferecer banheiros sem gênero e reduzir o uso de plástico, trocando credenciais por materiais sustentáveis. Bianca também prometeu três novas áreas dentro do pavilhão de eventos, “Travel Providers”, “Mobility” e “Experiências.”
Já a WTM London, agendada para 5 a 7 de novembro, promete apresentar insights profundos sobre o impacto das viagens no cenário global, especialmente com a divulgação do WTM Global Travel Report, em parceria com a Oxford Economics, que relatará as pricipais tendências internacionais do setor. Segundo Jonathan, esta edição tratará do cresciemento de hábitos como o “slow travel”, turismo imersivo com maior permanência em destinos e interações comunitárias, além de dados otimistas que mostram a superação da pandemia no cenário global, que bate números de 2019 e projeções sobre alta no turismo oriental, em países como China, Índia e Tailândia.