
MONSARAZ – Na manhã desta quinta-feira (3), os profissionais do trade presentes no Summit Trend 2025, em Portugal, visitaram a aldeia que abriga uma das mais antigas povoações de Portugal, que hoje tem cerca de 800 habitantes. Durante o passeio pelas muralhas de Monsaraz, em Alentejo, a descoberta de um lugar que parou no tempo, mantendo viva sua história e a preservação de suas construções.
Com suas ruas de pedra e casas caiadas brancas feitas com cal e xisto, é guardada por um imponente castelo, localizado em seu ponto mais alto, é um dos principais pontos turísticos da região. Além das lindas paisagens em seus 360º, Monsaraz também proporciona a vista do maior lago artificial da Europa, chamado Alqueva.
Monsaraz, uma vila medieval em Portugal, tem uma rica história que remonta a várias épocas. Embora não haja uma data específica para sua fundação, há registros de ocupação humana desde a pré-história e períodos romanos. Acredita-se que a vila foi conquistada pelos mouros no século VIII e posteriormente reconquistada em 1167 por Geraldo Sem Pavor.
Fundada oficialmente em 15 de janeiro de 1276, antes da ocupação romana, quando D. Afonso III concedeu o primeiro foral, um documento que estabelecia os direitos e deveres dos habitantes. Monsaraz teve grande importância estratégica durante a Idade Média, sendo disputada por mouros e cristãos.
Em 2017 a aldeia de Monsaraz foi listada nas 7 Maravilhas de Portugal, na categoria “Aldeias Monumento”.
Confira as fotos abaixo:
GALERIA:
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA.