SÃO PAULO – Nos dias 2 e 3 de novembro, a Art Shine Eventos e o Consulado-Geral do México em São Paulo promoveram a Fiesta de Muertos, um evento que trouxe música, gastronomia e a alegria mexicana, além de oferecer aos visitantes a oportunidade de apreciar a exposição “Altares de Dia dos Mortos”, na Galeria Marta Traba. A mostra que fica a era até o dia 10 de novembro, destaca Frida Kahlo, representando o México, e Tarsila do Amaral, representando o Brasil.
“Celebramos 190 anos de relações bilaterais entre o Brasil e o México e 70 anos do falecimento de Frida Kahlo. Esta é uma oportunidade de apresentar nossa principal expressão cultural e artística, além de celebrar artistas das duas nacionalidades”, afirmou Rodrigo Vázquez Ortega, cônsul do México no Brasil para Assuntos Culturais e Econômicos.
A exposição de Altares de Dia de Mortos é uma iniciativa promovida pelo Consulado-Geral do México em São Paulo, em parceria com a Fundação Memorial da América Latina, contando com a participação de oito escolas e instituições de ensino, além de 16 artistas visuais convidados. A ação faz parte de um projeto que inclui diversas iniciativas para celebrar a relação ininterrupta entre os dois países ao longo desses 190 anos.
“No consulado do México em São Paulo, buscamos sempre trazer um pouco do México e integrar o Brasil em nossas atividades. O Dia de Mortos é uma tradição em que se relembra os entes queridos que já partiram, acreditando que, nessa data, eles têm permissão para nos visitar. Por isso, acolhemos simbolicamente Tarsila do Amaral e Frida Kahlo para compartilhar esses dias conosco”, explicou o cônsul.
Rodrigo Vázquez também destacou que a exposição reflete as cores e a riqueza cultural do México, uma tradição milenar com grande valor histórico. Além disso, ele mencionou que essa experiência é uma forma de despertar o interesse nas pessoas em visitar o México e conhecer de perto como essas tradições são celebradas.
“Aqui, oferecemos apenas uma amostra da nossa cultura, mas que é capaz de engajar e despertar a vontade de explorar mais sobre o México”, acrescentou.
Diana Pomar, CEO da DGX, aproveitou para destacar uma das frases mais marcantes de Frida Kahlo sobre a morte:
“É por isso que a morte é tão magnífica. Porque não existe, porque só morre aquele que não viveu. Porque continua vivendo quem, depois de morto, produz naqueles que o continuam, novas sensações, anseios e desejos”, citou.
A executiva aproveitou ainda para, junto com Gabriel Lopez, representante dos empreendimentos da rede XCaret, ressaltar: “o México é muito mais do que sol e praia, pimenta e Chaves; temos muito em cultura para ser descoberto”. Em relação à rede hoteleira, Lopez destacou a qualidade dos hotéis e a variedade das unidades, que podem atender a todos os perfis.
Veja imagens na galeria abaixo.