
Com praias de águas cristalinas e livres de sargaço, Cuba quer reforçar seu lugar como destino seguro, inclusivo e completo para todos os perfis de viajantes. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (24), durante a LGBT+ Turismo Expo 2025, no Hotel Unique, em São Paulo, por representantes oficiais do turismo cubano e da rede hoteleira do país.
“Cuba é um destino de paz, de segurança. Um destino que todos conhecem por suas belas praias. Praias de águas transparentes, cristalinas e de areias brancas e finas. É a maior ilha do Caribe, com praias preciosas e um elemento importante: são livres de sargaço”, afirmou Ivis Peña, do Turismo de Cuba.
Segundo ela, a ausência do sargaço, problema comum em outros pontos do Caribe, é um atrativo importante para famílias, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. “As características das praias, com fundo do mar de inclinação suave, fazem com que o banho de mar seja seguro, calmo. Isso atrai famílias, pessoas da terceira idade, e quem tem medo de mar agitado.”
Mas Cuba vai além do turismo de sol e mar. “Temos turismo de natureza, turismo rural, agroturismo, cultura, patrimônio, eventos, observação de aves, porque estamos em corredores migratórios importantes, e também turismo de saúde”, completou. Ela destacou ainda o avanço científico do país em tratamentos como o do câncer de pulmão, o diabetes e o Alzheimer.
Hotelaria premium em expansão
A infraestrutura hoteleira também foi tema central da apresentação, com destaque para as grandes redes que atuam no país. Lucas Sebastian Gamboa, representante do Meliá Hotels International, ressaltou o posicionamento do grupo como um dos principais operadores da ilha. “Temos 35 hotéis em Cuba, com diferentes perfis de hospedagem, desde experiências premium até opções mais acessíveis. Nosso mais novo hotel, da marca Meliá Collection, foi inaugurado agora em julho, em Havana, com 162 habitações e vista direta para o Capitólio.”
Entre as marcas presentes, ele citou Paradisus, The Level, Sol, Meliá Collection e a marca premium Grand Muthu, voltada para hóspedes que buscam experiências exclusivas. “Temos espaços só para adultos, serviços de mordomo, áreas wellness, rooftops e gastronomia de alto nível.”
O executivo também destacou o potencial de Cuba como destino para casamentos. “Temos pacotes especiais com estrutura completa para eventos, inclusive para casamentos LGBT+. Isso inclui hospedagem, cerimônia, decoração e celebração em grande estilo.”
Rede Muthu aposta em experiências
Também presente no painel, Juan Echeverry, do Muthu Hotels Cuba, reforçou a importância da autenticidade no turismo local. “Cuba é um país que oferece uma experiência completa, com cultura, música, gastronomia e um povo acolhedor. Trabalhamos para que o hóspede se sinta parte dessa história.”
Ele ressaltou que a rede Muthu opera hotéis de alto padrão em destinos como Havana, Cayo Guillermo e Varadero. “Estamos focando no público brasileiro, que valoriza tanto o charme da cultura cubana quanto o conforto de uma estadia de luxo.”