Câmbio:

Idiomas:

Estrangeiros que fizerem ‘investimentos relevantes’ na Argentina poderão solicitar cidadania

arg Estrangeiros que fizerem 'investimentos relevantes' na Argentina poderão solicitar cidadania
Não está claro qual quantia dará acesso para requisitar o direito (Free Pik)

A Argentina anunciou esta semana que estrangeiros que fizerem “investimentos relevantes” no país poderão solicitar cidadania. Não está claro, porém, qual quantia dará acesso para requisitar o direito. Caberá ao Ministério da Economia avaliar se os investimentos serão considerados suficientes.

“Por meio do Decreto 524/2025, o Governo Nacional definiu que estrangeiros que comprovarem ter realizado investimentos relevantes no país poderão solicitar a cidadania argentina. Nesse sentido, caberá ao Ministério da Economia da Nação estabelecer quais investimentos serão considerados relevantes”, diz o comunicado da Casa Rosada.

E, a nota do governo vai mais além e diz, também, que a concessão de cidadania levará em consideração as regras de segurança exigidas pelos Estados Unidos para que a Argentina se mantenha apta a entrar no programa de isenção de vistos do país.  

A nova regra é mais uma mudança nas normas de imigração argentinas. Em maio, um decreto do presidente da Argentina Javier Milei passou a restringir a entrada e permanência de estrangeiros no país.

Restrições a imigrantes – Turistas também passaram a ter de apresentar um seguro médico ao entrar no país. De acordo com o governo, apenas em 2024, o atendimento médico a estrangeiros em hospitais públicos gerou um gasto de cerca de 114 bilhões de pesos, o equivalente a R$ 57 milhões.

Segundo a Presidência, as medidas têm como objetivo garantir que os recursos públicos sejam destinados aos contribuintes argentinos.

Além disso, as restrições a imigrantes se endureceram em  janeiro, quando o governo Milei falou em reforçar barreiras físicas na fronteira com o Brasil.

Segundo levantamento do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em 2023, mais de 90 mil brasileiros viviam na Argentina e, só em dezembro de 2024, o país recebeu 581.600 turistas, sendo maioria destes (22,5%) proveniente do Brasil.

Tópicos relacionados