Câmbio:

Idiomas:

EUA cortam verba para turismo e Brand USA projeta redução de US$ 36 milhões no orçamento anual

Foto de Ana Azevedo

Ana Azevedo

Publicado - 17/07/2025 - 16:12

Fred Dixon CEO do Brand USA em discurso na abertura do IPW 1 1 EUA cortam verba para turismo e Brand USA projeta redução de US$ 36 milhões no orçamento anual
Fred Dixon, CEO do Brand USA (Ana Azevedo/M&E)

O corte de recursos públicos destinados à promoção internacional dos Estados Unidos levou o Brand USA a reavaliar seu planejamento global para os anos fiscais de 2025 e 2026, segundo manifestação da entidade nessa quinta-feira (17), durante reunião do conselho. O órgão confirmou que o valor repassado pelo governo federal caiu de US$ 100 milhões para US$ 20 milhões anuais, o que representa uma retração de 80% nos fundos originalmente previstos via programa FII (Federal Investment Incentives).

“Calibraremos nosso planejamento para alcançar as metas do próximo ano, mas o nosso trabalho continuará em movimento”, afirmou Fred Dixon, presidente e CEO da Brand USA, durante o encontro. A declaração reforça o esforço da entidade em manter presença nos mercados internacionais, mesmo com capacidade de execução reduzida.

A nova projeção orçamentária aponta para uma arrecadação de US$ 55 milhões neste exercício fiscal, sendo US$ 42 milhões provenientes de contribuições do setor, US$ 11 milhões de patrocínios e US$ 1,4 milhão de outras fontes. O orçamento anual foi ajustado de US$ 190 milhões para US$ 154 milhões, refletindo a nova realidade de financiamento majoritariamente privado.

O calendário de ações externas, porém, será mantido, com adaptações. Missões de vendas no Japão, Coreia do Sul, Austrália, América do Sul e Europa seguem confirmadas. Em julho, a equipe liderada por Malcom Smith conduz ações em Seul e Osaka. 

A Austrália será visitada logo em seguida, com passagens por Adelaide, Gold Coast e Perth. A América do Sul entra na rota em agosto, com atividades comerciais no Chile e Argentina. Já em outubro, entre os dias 20 e 23, a Brand USA realiza seu encontro anual com parceiros europeus em Londres.

Além da readequação financeira, a Brand USA segue com a campanha America the Beautiful, lançada durante a IPW 2025 como resposta à necessidade de reposicionar os EUA no mercado global. Segundo Lia Chandler, diretora de marketing, a estratégia será mantida, mas com foco ampliado em eficiência de investimento. 

“Vamos usar storytelling para reforçar o que faz da América um destino autêntico, mesmo em tempos de restrição”, disse.

Ainda neste mês, no dia 24, será realizado um webinar com parceiros para discutir oportunidades no ano fiscal de 2026. Em agosto, a entidade participa do ESTO, em Phoenix, com sessão voltada ao suporte de stakeholders do setor.