Casa Petra aposta no mercado MICE e projeta repetir 70% de share de mercado em 2025
3 minutos
Ana Azevedo
Publicado - 15/07/2025 - 16:10
Viviane Camargo, gerente Comercial da Casa Petra (Ana Azevedo/M&E)
A Casa Petra realizou nesta terça-feira (15), em São Paulo, a terceira edição do Treinamento Exclusivo MICE, reunindo 120 convidados de 30 agências de viagens para apresentar a estrutura da propriedade e reforçar seu posicionamento no mercado corporativo.
Com três ambientes independentes (térreo, terraço e átrio), o espaço busca consolidar o segmento de eventos MICE, que representou 70% do faturamento em 2024. Em 2025, 65% da meta de negócios já foi alcançada até julho, e a expectativa é que o segmento corporativo mantenha a liderança no share, repetindo a proporção do ano anterior: 70% MICE e 30% social.
Desde 2023, a Casa Petra intensificou sua presença no trade turístico e de eventos, participando de feiras como a WTM e encontros voltados à promoção no segmento MICE. “Cada ano queremos estar mais inseridos nesse mercado. Estar presente nesses eventos é essencial para nos mantermos relevantes”, afirmou a gerente comercial, Viviane Camargo.
“O mercado MICE é um território que ainda tem muito a ser explorado. E o que já plantamos, está trazendo resultado”
Terraço da Casa Petra (Ana Azevedo/M&E)
A executiva explica que o foco corporativo é uma guinada estratégica. Antes da pandemia, 70% da operação era voltada ao social. Em 2024, essa proporção se inverteu, com ações específicas para atrair o público de eventos empresariais. “Buscamos um equilíbrio, mas o crescimento do MICE foi expressivo. Já colhemos frutos”, disse. Segundo ela, as datas para dezembro estão quase esgotadas, com o aumento na demanda por confraternizações no segundo semestre.
Em sua terceira edição, o Treinamento Exclusivo MICE tem como objetivo capacitar profissionais da linha de frente para que conheçam a estrutura da casa e saibam como apresentá-la com precisão. “É um território fértil. Muita gente ainda associa a Casa Petra a eventos sociais. Mas temos três estruturas completas para eventos corporativos. Essa vivência torna o discurso mais sólido. O mercado MICE é um território que ainda tem muito a ser explorado. E o que já plantamos, está trazendo resultado”, explicou.
Durante uma imersão de cerca de uma hora e meia, os agentes de viagens e organizadores de eventos foram apresentados a diferentes usos da propriedade: coquetel no terraço, plenária no térreo, gastronomia no átrio, além da possibilidade de uso simultâneo de todos os espaços.
“Queremos que os agentes conheçam não só a casa, mas também os profissionais com quem podem contar”
Os fornecedores também fazem parte da experiência. Nesta edição, 16 parceiros participaram, incluindo empresas de alimentação, bebidas, fotografia, cenografia e entretenimento. “Queremos que os agentes conheçam não só a casa, mas também os profissionais com quem podem contar”, disse a gerente.
Personalização de drinks feito pela empresa Help!bar, parceira da Casa Petra (Ana Azevedo/M&E)
A Casa Petra comporta desde eventos minimalistas ou de grande porte, para até 1.200 convidados. Os três ambientes operam de forma independente, com entradas, cozinhas, salas de apoio e sanitários independentes, o que viabiliza eventos simultâneos ou distintos, sem interferência entre eles. A acústica é um dos destaques, visto que não permite sobreposição sonora.
Segundo Viviane, a Casa Petra não oferece mobília fixa, por escolha estratégica, já que a proposta é permitir que cada evento tenha sua identidade visual. “A casa conta com o Estúdio 1010, que faz parte do grupo Casa Petra, e a qual pode assumir toda a montagem. Tem cliente que só se preocupa em chegar pronta para o evento, porque nossa equipe faz tudo”, disse a executiva.
Melhoria contínua
Dentre as melhorias, destacam-se o uso de cores claras, luz natural e a troca do revestimento anterior por alvenaria (Ana Azevedo/M&E)
Em dezembro do ano passado, a Casa Petra passou por uma ampla reforma, com investimento superior a R$1 milhão. Foram trocados pisos, revestimentos e cores. O térreo, antes escuro, ganhou tons claros. O pátio teve sua cobertura estendida, permitindo o uso em dias de chuva ou sol intenso. “O cliente que volta, percebe as mudanças. A renovação é constante.”