Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Vídeos

Conheça os fatores que podem transformar o turismo do Ceará em 2018; vídeo

171101_CE-TRANSPARENTE_DP22425

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará (Divulgação/Setur-CE)

Por meio de sua página oficial na internet, a Secretaria de Turismo do Ceará divulgou um balanço especial do que foi o ano de 2017 para o turismo do Estado e o que esperar para 2018. Entre os destaques bem lembrados pela Setur-CE, estão o início das operações da empresa alemã Fraport na administração e ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins; a conquista do centro de conexões das companhias Air France, KLM e GOL; a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara e o aumento do número de cruzeiros chegando a Fortaleza.

Veja o vídeo abaixo sobre “o que muda no Turismo a partir de agora”

Todos estes fatores representam uma série de conquistas que permitirão que o turismo – que já é uma das principais vocações do Estado – ganhe outro patamar. A secretaria classifica 2017 como um marco na história do turismo do Ceará e 2018 como um ano transformador. Com o aumento previsto na quantidade de visitantes, a expectativa é que haja um incremento no campo de capacitação e oportunidades de negócio para os cearenses.

Para o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho, o hub muda a relação do Ceará com o mundo. “Ele vai conectar o Estado com mais de mil destinos através da Air France e KLM, que são empresas que operam no mundo inteiro. Nós poderemos ter pessoas vindo da Rússia, da Ásia, chegando a Fortaleza”, disse Arialdo, que sabe que a projeção da Fraport é dobrar o número de passageiros que passam pelo Aeroporto Pinto Martins.

quadro-materia-aeroporto-fraport

Planos da Fraport (Divulgação/Setur-CE)

Hoje são cerca de 6 milhões por ano. O início do plano de ações da Fraport para o aeroporto tem investimento de R$ 600 milhões. A empresa está esperando aprovação do projeto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e deve iniciar as obras até o início de 2018. A reforma contará com a extensão da pista e a inclusão de sete pontes adicionais, com mais vagas para as aeronaves.

O Aeroporto de Fortaleza passará a receber 26 novos voos, sendo 21 diários da GOL e cinco semanais do Grupo Air France-KLM. A conquista do HUB permitirá um aumento inicial de 50% no número de passageiros domésticos e 23% no de estrangeiros, representando um aumento de 1,5 milhão de passageiros. Atualmente, o Ceará recebe cerca de 3,3 milhões de turistas, sendo aproximadamente 10% de estrangeiros.

quadro-materia-hub-ce-transparente

Hub da Air France-KLM (Divulgação/Setur-CE)

O secretário avalia que, com a atuação da Fraport e o início das operações do hub, será possível mudar o patamar turístico do Ceará. “Com um hub mundial, passamos a ser integrados. Hoje turismo no mundo é feito principalmente por avião, então nós precisamos ter aviões e mais aviões chegando a Fortaleza para que a gente tenha um benefício turístico. Muda também a relação preço. Hoje pra você viajar pra Europa é muito caro. Aumenta a demanda, a quantidade de voos e a tendência é cair o preço”.

JERICOACOARA

Aeroportos regionais, especialmente o de Jericoacoara,, e a impulsão da chegada de cruzeiros a Fortaleza ajudam diretamente nesta transformação de todo o estado. “O Aeroporto de Jeri é um marco para o Nordeste. O único grande acontecimento parecido foi Porto Seguro, há 30 anos. Nós entramos com um aeroporto muito bom e a tendência é que a gente abra o internacional”.

Arialdo Pinho avalia ainda que a promoção do turismo é fundamental para impulsionar a economia, especialmente no Ceará, que tem 70% do seu PIB no setor de serviços. “O Ceará vinha se estruturando ao longo dos últimos anos, com a construção do Centro de Eventos, o início da ampliação do Aeroporto Pinto Martins. A concessão do aeroporto e a conquista do HUB são apenas as primeiras grandes conquistas, outras virão até 2018”.

VÍDEO:

Receba nossas newsletters