Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

28º Congresso Abeoc tem início em Fortaleza (CE); veja fotos

Enid Câmara, presidente da Abeoc Ceará

Enid Câmara, presidente da Abeoc Ceará (Foto: Giulia Bottini/M&E)

FORTALEZA – Com foco no impacto que a realização de eventos tem no desenvolvimento econômico do Brasil, a 28ª edição do Congresso Brasileiro das Empresas e Profissionais de Eventos teve início nesta segunda-feira (2) na capital cearense. Realizado pela Abeoc (Associação Brasileira de Empresa de Eventos), o encontro acontece entre os dias 2 e 4 de dezembro, reunindo grandes líderes do turismo e do mercado de eventos.

Veja galeria de fotos abaixo

“Promover feiras no Brasil é um desafio e promover esse congresso, junto à feira, foi ainda maior. Mas tenho certeza que esse evento ajudará a mostrar ao Brasil e às grandes entidades a importância do setor de turismo e de eventos para o desenvolvimento do País. Gostaria de deixar a reflexão: que ações podemos realizar para fortalecer ainda mais nossa cadeia produtiva?”, comentou Enid Câmara, presidente da Abeoc Ceará.

Englobando 52 setores econômicos, o segmento de eventos gerou este ano 7,5 milhões de empregos e R$ 16,3 bilhões em investimentos. Deste valor, R$ 3,1 bilhões provêm de gastos de viajantes, sendo 37,7% relacionados à hospedagem, 28,3% de transporte, 22,8% de alimentação, 8,9% de compras e 2,4% do lazer. Os dados são da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), que também aponta uma movimentação de 4,6% do PIB através da realização de eventos.

“Somos maiores do que pensamos e precisamos ocupar nossa posição. Temos que pensar nos números que representamos e cobrar dos nossos governantes projetos de lei que atendam nosso segmento. Estamos sob o guarda-chuva do ministério do Turismo, será que não está na hora de buscar também o auxílio do Ministério da Economia e do Desenvolvimento?”, afirmou a presidente da Abeoc, Fátima Facuri.

Ao longo da programação, o congresso contará com rodadas de negócios e workshops, além de painéis que abordarão temas como “O futuro da aviação e o impacto no setor de eventos”, “A captação e o legado dos eventos”, “Raio-X das empresas de eventos no Brasil”, “A frente parlamentar de Turismo”, entre outros. Paralelo ao congresso, acontece a Brasil Expo Eventos, feira que conta com exposição de grandes empresas do segmento.

Destino Anfitrião

Representando o turismo municipal e estadual, estiveram presentes na cerimônia de abertura o secretário de turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, e a secretária adjunta de Turismo de Ceará, Denise Sá Vieira. Durante a solenidade, ambos abordaram o trabalho que está sendo realizado para atrair mais turistas para a região e os resultados que já estão sendo registrados.

“O Turismo de eventos e negócios faz parte da estratégia de Fortaleza. Temos uma parceria muito forte entre a prefeitura e o governo federal para desenvolver ainda mais o turismo na região. Varias ações estão sendo feitas e o trabalho da prefeitura estão sempre alinhadas com o trade turístico da cidade”, comentou Pereira. “O Ceará se transformou em uma das principais portas de entrada de turistas estrangeiros ao Brasil. Triplicamos o número de voos internacionais em Fortaleza e isso impacta diretamente nos números do setor de eventos”, completou Denise.

GALERIA:

O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa

Receba nossas newsletters