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Feiras e Eventos / Fotos

2º Fórum Costa Brava cresce e investe em capacitação (veja fotos)

Carlos, Mauro e Rubens Schwartzmann, da Costa Brava Turismo

Carlos, Mauro e Rubens Schwartzmann, da Costa Brava Turismo

O Fórum Costa Brava ingressou, definitivamente, no calendário nacional de eventos. Em sua segunda edição, o evento recebe nesta terça-feira (08/05), em Campinas, mais de 200 participantes do setor de turismo e de viagens corporativas. “Decidimos promover esse eventos e reforçar nosso compromisso em investir em capacitação”, afirmou Rubens Schwartzmann, diretor geral da Costa Brava Turismo, durante a abertura do 2º Fórum Costa Brava. Dados dos Indicadores Econômicos de Viagens Corporativas estimam um crescimento de 14,73% para este ano. Até 2014, o segmento de viagens corporativas deve crescer até 25%. De acordo com Schwartzmann, 80% da receita da Costa Brava é proveniente das viagens corporativas.

Somente no primeiro trimestre deste ano, a companhia já contabiliza um aumento de 68% em vendas nesse setor em relação ao mesmo período do ano passado. “Reunimos neste dia empresas que compartilham de valores semelhantes a Costa Brava e que buscam melhorar seus processos para as viagens corporativas”, ressaltou o diretor geral, lembrando que há dois anos a empresa implantou um modelo de governança corporativa e aumentou seu quadro de colaboradores de 35 para 80 pessoas. “Temos que nos posicionar como uma empresa que vende soluções em viagens corporativas”, completou Schwartzmann. Nesse sentido, o Fórum iniciou sua programação com uma palestra do consultor em gestão de viagens corporativas e conselheiro da Abgev, Eduardo Murad.

O especialista destacou as tendências para o setor corporativo e as políticas de viagens mais adequadas. “Esse mercado revela que são necessários maiores investimentos em aplicações de viagens, inclusive, para direcionar as negociações com redes hoteleiras e companhias aéreas”, ressaltou. Além disso, a organização de uma rede sociai interna e a aplicação de recursos para aplicativos em eventos estimulam a elaboração de políticas de viagens para diferentes empresas. A melhor maneira, segundo Murad, para formar uma boa política de viagem é padronizar a gestão e o controle. “Todas as compras devem ser feitas online e, de preferência, por um único canal (cartão de crédito)”, explicou o consultor.

A tecnologia é, de acordo com Murad, um forte aliado para a composição da política de viagem em uma companhia. “É preciso um processo de reembolso integrado e que sistematize os meios de pagamento e facilite a gestão de despesas e com os fornecedores”, acrescentou o especialista, citando que essas ações podem minimizar as fraudes, eliminar o uso de papel em trabalhos de faturamento e ter um maior detalhamento dos gastos em viagens corporativas. O executivo apontou ainda algumas práticas para o sucesso da política implementada em determinada empresa. São elas: escolha das classes de serviço, padronização do meio de pagamento, buscar as tarifas mais competitivas, disseminação das informações e promover uma pré-aprovações de viagens.

Leila Melo, de Campinas

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