
Bariloche é a cidade que mais recebe turistas brasileiros fora do Brasil e também o destino preferido dos jovens argentinos. A Emprotur Bariloche; órgão oficial de promoção turística da cidade; resolveu juntar essas duas vertentes e apostar em uma ação de promoção focada nos jovens brasileiros. Como parte desta estratégia; foi lançado hoje (23/03) o Manual de Turismo Jovem & Aventura para agências e operadoras brasileiras. O lançamento ocorreu no espaço de eventos do MERCADO & EVENTOS/FOLHA DO TURISMO em São Paulo e contou com a presença de cerca de 50 convidados.
De acordo com o presidente da Emprotur Bariloche; Héctor Barberis; a cidade recebe por ano cerca de 120 mil jovens que procuram o destino para viagens de formatura e em busca de atividades esportivas e de aventura. Segundo ele; o principal destino dos jovens argentinos começou a ser descoberto também pelos brasileiros. Em 2010 foram aproximadamente 6 mil; mas para Barberis o potencial é incalculável e deve seguir crescendo nos próximos anos.
“Este manual; todo em português; é um guia de atrativos e serviços que vai responder todas as perguntas dos operadores brasileiros sobre o segmento de turismo jovem em Bariloche”; disse Barberis. “É um mercado que está nascendo e tanto os turistas como os operadores ainda estão descobrindo os seus detalhes”; completou.
O secretário de Turismo da Argentina; Daniel Aguilera; também esteve presente no lançamento e destacou o profissionalismo com que este segmento é tratado em Bariloche; bem como a sua importância para o desenvolvimento do turismo na região. “Este é um setor muito importante para o turismo na Argentina porque não é apenas contemplativo; pois o jovem é muito ativo e gosta de fazer diversas atividades. Por este motivo acaba consumindo e gastando mais”; comentou.
Aguilera ressaltou ainda a importância deste lançamento para o público brasileiro. “Esta iniciativa tem todo o nosso apoio e é muito oportuna; pois apresenta um produto diferenciado para que os operadores possam incorporar na sua oferta”; afirmou.
Nestor Denoya; presidente da Associação de Turismo Estudantil de Bariloche (Ateba); lembrou que 14% de todos os turistas que visitam o destino são do segmento jovem e que por este motivo; a cidade está preparada para atender bem a este público. “Todos os hotéis; receptivos e demais atrativos têm uma preparação toda especial para os jovens. É um segmento muito profissionalizado em Bariloche”; garantiu.
Para Leopoldo Tiberi; diretor de Comunicação da Emprotur Bariloche; este é um momento histórico; já que é a primeira vez que Bariloche vem ao Brasil fazer uma divulgação de um produto específico e segmentado. “Quando falamos de turismo jovem; existem muitas possibilidades; como formatura; cursos de idiomas e aventura. É uma excelente oportunidade para que as agências e operadoras brasileiras possam ampliar os seus negócios”; finalizou.
Héctor Barberis, da Emprotur, Daniel Aguilera, secretário de Turismo da Argentina, Nestor Denoya, da Ateba, e Daniel Gonzalez, da Secretaria de Turismo de Bariloche