
Foi realizada hoje; no ICC do Messe Berlin; na Alemanha; com cobertura exclusiva do Mercado & Eventos; a reunião da Embratur com o cooperado brasileiro que participa a partir de amanhã e até domingo da principal feira de turismo daquele país; considerada a maior feira do turismo do mundo; a International Tourism Borse (ITB). O ministro do Turismo; Pedro Novais; compareceu rapidamente à reunião; uma vez que iria participar da cerimônia de abertura da feira; que acontecera simultâneamente.
Novais; que participa de sua primeira feira internacional de turismo; saldou os expositores brasileiros; desejando um bom trabalho a todos e que voltem ao Brasil com grandes resultados e grandes perspectivas para incrementar o turismo; com vistas à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Poucas pessoas acreditam no nosso país; mas nós acreditamos”; disse.
Mário Moysés; presidente da Embratur; citou a reunião que teve com a diretoria da Lufthansa; lembrando que a companhia alemã já anunciou a retomada dos voos para o Rio de Janeiro e o aumento das frequências para São Paulo. “A Lufthansa é muito importante para o Brasil; não apenas pelo mercado da Alemanha; mas por toda sua distribuição na Europa e nos países do leste; com destaque para a Rússia; que ainda é incipiente para o Brasil; mas que é um projeto de médio prazo”; disse. Ainda segundo ele; a parceria com a companhia englobará suas lojas e pontos de vendas. Moysés lembrou ainda das parcerias com a Tam e a Tap.
Segundo ele; há compradores para todo o tipo de preços e há clientes para todos os tipos de produtos; mas que o Brasil tem que se vender como ele é; com cultura; e diversidade. “Temos que vender esse Brasil rico e mostrar a qualidade do nosso produto”; disse. Moysés acrescenta que as vendas ao mercado alemão devem estar baseadas na confiança e aplicação. “O alemão não tem improvisação e é necessário um trabalho a longo prazo. Temos muito que aprender com eles; uma vez que trabalham com firmeza e clareza”; disse.
O presidente da Embratur destacou ainda as reuniões que terá com as algumas das maiores operadoras alemãs; como a Tui e a Thomas Cook. “Temos interesse em estreitar as parcerias; entrar mais fundo no mercado e treinar os agentes de viagens. Para estes temos duas hipóteses; uma fazendo nosso treinamento e outra gerenciando o conteúdo; uma vez que a Tui; por exemplo; já possui seu próprio treinamento”; explicou.
Alessandra Piva; gerente de Promoção da Embratur; apresentou detalhes do novo estande do Brasil que recebeu algumas modificações a partir desta ITB; que chega à sua 45a. edição; sendo a 16a. participação consecutiva da Embratur. São 55 expositores e uma área de 749 m2. No ano passado a feira recebeu 179.351 visitantes. “Fizemos algumas modificações procurando a atender a solicitação dos nossos expositores; naquilo que é apresentado nos questionários de avaliação. Pedimos que os cooperados nos deem um feedback sobre aquilo que está melhor; o que piorou e faça as críticas construtivas”; disse.
Entre as mudanças; saíram as divisórias entre as mesas onde haviam grandes imagens de pessoas comuns. A sala da presidência agora fica no térreo; a pedido do próprio Mário Moysés; para que ele possa ter contato mais próximo com os cooperados; visitantes e a imprensa. No mosaico das imagens permanecem as 12 cidades-sedes; mas o fundo do estande não tem mais a Marca Brasil e sim uma grande foto do Rio de Janeiro. “Imagem essa que vai variar de destino”; informou Alessandra.
Seguem os jogos interativos com perguntas e respostas ao público; sendo que os vencedores ganharão tags de malas personalizados. Segue ainda a campanha da ferramenta mobile e também “O Brasil te chama”; que colocou painéis no Aeroporto de Frankfurt.
Alessandra Piva concluiu informando que além da ITB; as ações no mercado alemão neste ano também incluem a feira Imex; em Frankfurt; no mês de maio; além de um workshop e um roadshow e 17 ações cooperadas com parceiros locais.
Na extensa programação do Brasil durante a ITB; destaque para um workshop que será realizado amanhã pela manhã; antes da feira; em parceria com a Arge; uma palestra do presidente Mário Moysés no dia 10 sobre Safe Adventure Program; e um coquetel do Governo de Pernambuco no dia 11 em comemoração ao voo da Condor.
Também participou da reunião a EBT da Alemanha; Margareth Grantham; que disse que o Brasil enfrenta uma concorrência forte com produtos mais baratos. “O Brasil deve divulgar a qualidade dos seus produtos”; concluiu.
Ministro Pedro Novais fala aos cooperados acompanhado de Patrick Krahl, diretor de Relações Internacionais