Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Centro Histórico de Porto Seguro atrai turistas de todo o País

Farol da Marinha do Brasil em Porto Seguro

Farol da Marinha do Brasil em Porto Seguro

PORTO SEGURO (BA) – Um passeio a pé pelo Centro Histórico de Porto Seguro remete o visitante a um passado distante de naus e caravelas, índios e colonos portugueses. Esse verdadeiro museu a céu aberto,também conhecido como “Cidade Alta”,é o ponto de partida para conhecer a história do Brasil.

Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade, o Centro Histórico, nos leva às origens do Brasil, voltando ao período do Descobrimento.

Veja a galeria de fotos abaixo

É importante ressaltar que apesar da pandemia e as consequências que podem vir em razão de passeios, ainda que ao ar livre, quase que a totalidade de turistas e visitantes no Centro Histórico usam máscara, procuram higienizar as mãos o máximo de vezes possível e mantém um distanciamento social seguro.

O visitante, na verdade, caminha surpreso com a beleza que se abre a cada esquina do Centro Histórico, que abriga o primeiro núcleo habitacional do Brasil. O casario multicolorido em estilo colonial português e o conjunto de igrejas e prédios públicos da época estão muito bem conservados.

Se não bastasse a beleza arquitetônica do conjunto histórico-cultural como um todo, o Centro Histórico ainda é privilegiado por um cenário paradisíaco. Desde o alto das falésias onde estão os mirantes do Farol da Marinha do Brasil (este mais moderno) e as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil, a vista do litoral é um capítulo e parte. São locais perfeitos para registros fotográficos e, também, de fé. Nas telas de arame que cercam as ruinas, milhares de fitinhas devotas de São Benedito guardam desejos anônimos de fieis que por ali passam.

A Capela de São Benedito datada de 1551é uma construção simples, mas belíssima. Ela foi erguida pelos jesuítas e fazia parte do primeiro Colégio Jesuítico para meninos do Brasil, criado em meados do século XVI. O cenário bucólico de cidade do interior convida o visitante à relaxar na sombra de frondosas árvores ou clicar imagens junto ao belo exemplar de flamboyant, caprichosamente plantado ali como que decorando a fachada da capela histórica.

HISTÓRIA – Na praça principal do Centro Histórico estão o Marco do Descobrimento, a coluna de pedra com as armas portuguesas que serviam como certidão de posse de Portugal nos territórios conquistados,a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, que possui em seu interior imagens sacras dos séculos XVI e XVII ea Casa de Câmara e Cadeia, que funcionava como sede do governo no térreo e andar de cima e como masmorra no porão.

Atualmente, a Casa abriga o Museu de Porto Seguro. Sua exposição retrata a vida indígena anterior à chegada dos portugueses ao Brasil. Seu acervo inclui diversos artefatos usados por tribos brasileiras.

Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, de 1526, a mais antiga do Brasil ainda conserva uma imagem rara de Nosso Senhor dos Passos, com olhos de vidro, dentes de marfim e gotas de sangue confeccionadas com rubi.

Entre uma caminhada e outra e para não perder o fio da história, ao longo do percurso é possível uma parada para degustar o típico acarajé baiano (este com o camarão separado por conta dos alérgicos) ou uma das dezenas de variedades de cocada, chocolates de cacau baiano, comprar lembrancinhas ou fazer uma foto no terceiro mirante, onde está Porto Seguro em 3D.

Revisitando o Brasil

O programa Revisitando o Brasil do Ministério do Turismo @mturismo, realizado pela Embratur @embraturbrasil, parceiros e colaboradores é uma ação de incentivo à retomada do turismo interno. Ele já passou por Pernambuco, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nesta quarta edição, a última de 2020, a Bahia foi contemplada e desde hoje passamos a mostrar tudo o que existe de melhor em Porto Seguro e dois de seus distritos mais visitados e badalados da Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Nesta primeira etapa da viagem contamos também com a parceria da @portoseguroturismo, @pspresort, @psecobahia, @grupoarturismo e @bistrodoliveira

GALERIA DE FOTOS

Receba nossas newsletters