Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Conheça 4 passeios imperdíveis em Porto Seguro

Conheça os atrativos que Porto Seguro e seus distritos – Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Vale Verde tem a oferecer.

Conheça os atrativos que Porto Seguro e seus distritos – Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Vale Verde tem a oferecer.

Arte, arquitetura e história não precisam estar necessariamente dentro de um museu. O Centro Histórico de Porto Seguro, por exemplo, com seus mirantes, casario preservado e igrejas centenárias já é por si só um museu a céu aberto. A cidade histórica foi tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1973 como Patrimônio Histórico Nacional.

Entre outras construções abertas à visitação, temos a Igreja São Benedito (1549) e as ruínas do primeiro Colégio Jesuíta do Brasil. O templo abriga uma imagem de Cristo pardo com traços indígenas para se identificar com os nativos originários. Na praça central, a Igreja N.S. da Pena (1535), padroeira de Porto Seguro e a Casa de Câmara e Cadeia compõem, junto com o principal monumento histórico, o Marco do Descobrimento, a base do primeiro núcleo habitacional do Brasil. A poucos metros, a mais antiga igreja em pé, a N.S da Misericórdia (1526) abriga o Museu de Arte Sacra da Misericórdia.

Com 85 km na Costa do Descobrimento, Sul da Bahia, Porto Seguro e seus distritos – Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Vale Verde – não é óbvio e são necessárias algumas viagens para conhecer toda sua diversidade e história seja pela natureza, arquitetura, gastronomia, costumes e sua gente.

Conheça 4 passeios imperdíveis em Trancoso e Arraial d’Ajuda

1 – Explore o famoso Quadrado de Trancoso – No histórico espaço são múltiplas as opções para contemplação, lazer, diversão e gastronomia. A começar pela igrejinha do Quadrado, São João Batista (1656), o mirante atrás da construção histórica e sua vista panorâmica das praias Nativos e Coqueiros e do Fly Club (@flyclubtrancoso) à beira do Rio Trancoso. O casario colorido nas laterais do Quadrado abrigam lojas de grife, restaurantes renomados e mais populares, como O Rabanete (@casarabanete), de comida a quilo, e pequenas pousadas e hotéis boutique. No espaço mais democrático do distrito, turistas e moradores locais passeiam, brincam e se divertem no imenso gramado da Praça São João Batista. À noite o movimento é intenso e a magia do Quadrado permeia o ambiente.

2 – Visite o Teatro L’Occitane – Como todos costumam dizer: no meio do nada, isolado de tudo, está uma das joias de Trancoso. O majestoso @teatrotrancoso surge, de repente, no km 19 da Estrada Municipal de Trancoso impactando nossa visão com sua arquitetura monumental, peculiar e ousada. O cinza do prédio multifuncional e acústico contrasta com o verde exuberante do entorno. Ainda neste mês de novembro o teatro com 1.067 lugares na plateia (aberta) e 1.066 na plateia (coberta) inaugura o novo espaço Na Mata – uma clareira de 1.300m2 em meio às árvores nativas da região, com capacidade para até 1.000 pessoas em pé. A área é ideal para festas descoladas, eventos temáticos, pre-weddings e after parties.

3 – Conheça o Terravista Golf Course – Um dos melhores e mais desafiadores campos de golfe da América do Sul, o @terravistagolfcourse foi selecionado e votado como melhor campo de golfe do Brasil no 8º World Golf Awards. O prêmio entregue no Park Hyatt Dubai, nos Emirados Árabes, no final de outubro repete este ano os títulos conquistados em 2016 e 2017. Construído por Dan Blanknship, o campo tem 18 buracos distribuídos por exuberante vegetação atlântica e mirantes deslumbrantes.

O diretor de golfe do Terravista, Glauco Doebeli, destaca no campo o reconhecimento mundial, a qualidade e dificuldades do percurso, principalmente para alcançar o buraco 14 ou signature holde: o desafio consiste em sobrepor quase 200 metros de uma só tacada entre o tee de saída e o buraco 14, no alto de uma falésia e a imponderável ação dos ventos da praia do Taípe. Entre os 10 campos de golfe mais bonitos do mundo, o Terravista, observa o professor Anisio Santos não tem restrições de frequência. “Está aberto a todos e ainda alugamos o equipamento necessário para o visitante conhecer e desfrutar das primeiras tacadas ou mesmo encarar o circuito completo desde que tenha noções e seja golfista amador ou profissional”, adianta Santos.

4 – Divirta-se no Arraial d’Ajuda Eco Parque – A principal atração familiar de Porto Seguro completa 24 anos em janeiro. Com excelente estrutura de entretenimento em frente à praia do Mucugê, em Arraial d’Ajuda, o @arraialecoparque foi classificado em 2019 como quarto melhor parque de diversão e aquático da América do Sul pela TripAdvisor. Piscina com ondas, toboáguas com diferentes graus de emoção, tirolesa, escalada, arvorismo e passeios em caiaques no mar são algumas das atrações oferecidas, além de trilhas ecológicas em meio à exuberante mata preservada e eventos musicais aos visitantes de todas as idades. O Eco Parque também apoia o Projeto Coral Vivo, que realiza ações para a conservação e a sustentabilidade dos recifes de coral do Brasil. Na unidade local são mantidas diversas espécies em viveiros para pesquisa e visitação.

GALERIA:

 

Receba nossas newsletters