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Destinos / Fotos

Embratur lidera em Alagoas primeira press trip 100% carbono neutro

Todo carbono emitido decorrente das atividades da press trip sera completamente compensado. Foto Thiago SampaioSetur AL Embratur lidera em Alagoas primeira press trip 100% carbono neutro

Todo carbono emitido decorrente das atividades da press trip será completamente compensado. Foto Thiago SampaioSetur-AL

A press trip da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), reunindo cinco jornalistas portugueses, teve todo o carbono emitido pelas atividades realizadas durante uma semana em destinos turísticos do Litoral Norte, Sul e do Sertão de Alagoas, completamente compensado, resultado da política carbono neutro liderada pela agência.

“Ações de neutralização de carbono das atividades do turismo é um caminho que os países desenvolvidos já estão trilhando. Inauguramos com essa viagem dos jornalistas portugueses essa política de compensação do carbono na Embratur. É parte do nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, e deixa uma mensagem muito clara para estes jornalistas sobre o caminho que estamos trilhando e onde queremos chegar”, destacou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

À frente da Setur de Alagoas, a secretária Bárbara Braga ressaltou a importância da ação para a promoção do destino no mercado europeu e, em especial, reconhece a pauta da sustentabilidade como grande tônica do turismo não só no país, mas no mundo.

“A press trip foi um sucesso e estamos felizes com mais essa ação e a parceria inédita com a Embratur, que chega como importante aliada para fortalecer a divulgação internacional do nosso setor e também como grande precursor no debate do turismo sustentável no Brasil. Para além da promoção assertiva do nosso destino em um dos mercados emissores mais estratégicos para Alagoas atualmente, que é Portugal, nosso estado é palco e dá a visibilidade para uma temática relevante hoje que é a preservação do meio ambiente, o olhar consciente para o consumo das nossas belezas naturais e dos produtos turísticos”, comemora a secretária.

Neutralização de carbono – O cálculo da pegada de carbono, que estima todas as emissões referentes às atividades da press trip, levou em consideração o voo entre Lisboa e Maceió, ida e volta, o passeio de helicóptero e o deslocamento terrestre. Também estimou a emissão de carbono no consumo energético com ar-condicionado, alimentação e demais atividades realizadas na viagem. As equipes da Embratur e Setur que acompanharam o evento também tiveram a pegada de carbono considerada no cálculo. No total, o resultado da emissão foi de cerca de 12 toneladas de CO².

A Embratur comprou através da empresa Carbonext 12 créditos de carbono (cada crédito corresponde a uma tonelada de CO²). Em troca, a empresa evitará que seja lançada na atmosfera a quantidade equivalente de metano no processo de decomposição do lixo do Aterro São João, em São Paulo. A Carbonext captura parte do lixo do aterro em sua usina, que gera eletricidade ao queimá-lo.

Roteiro completo – Depois de explorar os em destinos e produtos turísticos alagoanos, a press trip terminou nesta quarta-feira (29) com passeios pela Palatéia, na Barra de São Miguel, e na capital alagoana.

“A minha experiência em Alagoas foi muito enriquecedora. Eu não sabia muito bem o que iria encontrar e fiquei muito impressionada e agradecida pelas pessoas serem tão carinhosas. Para mim, os momentos que mais me marcaram foram no Sertão, porque conhecemos pessoas que nos mostraram a sua arte e fiquei muito sensibilizada com o trabalho deles, especialmente com os artesãos da Ilha do Ferro. Vamos levar de volta a Portugal muitas histórias para contar, dos lugares e das pessoas em especial”, Leonor Riso, uma das jornalistas convidadas.

Para o superintendente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, a visita da comitiva portuguesa foi uma oportunidade para testar a oferta turística do estado, do ponto de vista internacional. “Mostramos que Alagoas é muito mais que sol e praia, temos destinos além da capital e litoral e uma qualidade de experiência genuína que pode encantar turistas do mundo inteiro. Essa foi uma demonstração de que estamos prontos e de braços abertos para ampliar mercados com Portugal e a Europa”, comentou o superintendente.

 

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