Câmbio:

Idiomas:

Espicha Verão encerra programação da temporada no melhor verão da decada na Bahia (veja fotos)

Foto de Editorial Mercado & Eventos

Editorial Mercado & Eventos

Publicado - 27/03/2011 - 16:22

.
.

Cinema; música; teatro; fanfarras ; capoeira e artes plásticas. Todas estas atrações culturais estão a disposição de turistas e moradores da Ribeira; local escolhido para realização da quarta edição do projeto Espicha Verão; que ocorre neste final de semana.O secretário de turismo; Domingos Leonelli;  destacou que a transferência do evento da Barra para a Ribeira pretende integrar culturalmente e turisticamente uma área da cidade que possui belas praias e “também muito querida do público; que temos que valorizar”.

A organização do Espicha Verão procurou manter a mesma estrutura com palco flutuante e espaços para as apresentações culturais; que prestigiam; sobretudo; os artistas locais. A artista plástica Tereza Mazzoli elogia a iniciativa e ressalta: “esta é uma ótima oportunidade para nós apresentarmos o nosso trabalho. Na minha opinião; eventos dessa natureza deveriam ocorrer mais vezes para aproximar público e artistas”; diz Mazzoli; que tem seu ateliê na própria casa.

Já os apreciadores da sétima  arte tiveram a oportunidade de assistir aos filmes Quincas Berro D’Agua e Cidade Baixa. E não foi só a arte que teve seu espaço garantido no evento; a culinária baiana também foi lembrada através do concurso de caldos. Os comerciantes locais produziram uma variedade da iguaria.

Domingos Leonelli explicou que este ano o Espicha Verão está sendo realizado em apenas dois dias porque o Carnaval  foi em março; o que automaticamente estendeu o verão “e trouxe; com isso; ótimos resultados para o turismo; sendo o melhor  verão dos últimos dez anos. A ocupação hoteleira foi 100% no circuito da folia”; comemora o secretário.

 No entanto; ele lembrou que agora as atenções vão se voltar para o São João e disse que a promoção dos festejos este ano não será apenas entre estados do sudeste como Minas Gerais; São Paulo; Rio de Janeiro; mas também do nordeste; entre aqueles que não têm tradição junina como Alagoas e Ceará.

Para maior divulgação; além de lançar o São João nestes estados; o secretário conta que está fazendo parcerias com operadores e agencias de viagem e já está fechado com a CVC. Ontem o público que veio até a Ribeira para prestigiar o Espicha Verão teve  também a oportunidade de curtir o cinema itinerante. A beira mar da praia do Bogary foi possível assistir o filme brasileiro; Quincas Berro D’Água; dirigido por Sérgio Machado; com Marieta Severo; Mariana Ximenes e Paulo José no elenco.

Também foram  apresentados dois documentários; um sobre percussão e outro sobre a história do samba reggae.Os artistas plásticos convidados a participar do Espicha Verão marcaram presença na praça das artes concluindo a pintura das telas feitas ao ar livre. O artista plástico Onaldo Dantas; que pinta quadros há 25 anos; ficou muito satisfeito em participar do evento. “É muito gratificante estar aqui; pois é um momento de mostrar meu trabalho às pessoas. Gosto muito do que faço e minhas inspirações estão no dia a dia; na globalização; na informação rápida; tudo isso eu transporto para as telas”.

Outra artista participante é Tereza Mozzoli; produz telas há dez anos; prefere utilizar a técnica figurativa; embora hoje tenha apresentado uma tela de técnica abstrata. Ela fala que o projeto é de grande valor e que deveria ter outros eventos assim para mostrar os bons artistas da cidade.

O secretário de Turismo; Domingos Leonelli;  destacou que a transferência do evento da Barra para a Ribeira pretende integrar culturalmente e turisticamente uma área da cidade que possui belas praias e “também muito querida do público; que temos que valorizar”.A organização do Espicha Verão procurou manter a mesma estrutura com palco flutuante e espaços para as apresentações culturais; que prestigiam; sobretudo; os artistas locais.

 
 

     

Domingos Leonelli