Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Fotos

Exposição de Artesanato e Encontro de Negócios do Piauí chega ao CRAB; fotos

Rodada de imersão turística do Piauí com agentes de viagens e operadores

Rodada de imersão turística do Piauí com agentes de viagens e operadores

RIO DE JANEIRO – Cerca de 170 agentes de viagens e operadores do Rio de Janeiro e municípios fluminenses, além de dez agentes de viagem e do setor hoteleiro do Piauí, participaram, na tarde desta quinta-feira (14), no CRAB – Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, do Encontro de Negócios de Turismo do Piauí, promovido pelo sistema Sebrae e parceiros. A estimativa da Besser Consultoria é de aproximadamente R$ 2 milhões em negócios fechados.

Veja a galeria de fotos abaixo

Logo após a rodada de negócios também foi inaugurada a Exposição de Artesanato, com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, e a secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, representando do governador Cláudio Castro, entre outras autoridades e convidados.

De 224 municípios do Piauí, pelo menos 180 deles têm um trabalho intenso de artesãos e produção de artigos feitos em madeira, cerâmica, linhas, sementes, opala e palha da carnaúba. Essas e outras matérias-primas típicas do estado inspiram e integram a Exposição de Artesanato do Piauí, que a partir de 16 de outubro estará aberta ao público até o dia 15 de novembro.

Carina Câmara, secretária de Turismo do Piauí

Carina Câmara, secretária de Turismo do Piauí

A mostra foi pensada para valorizar o artesanato piauiense, destacando a sua diversidade e fortalecendo o patrimônio cultural, imaterial e natural do estado. “Estamos aqui para saudar nossos artistas, verdadeiros mestres do artesanato no Brasil. Todos se revelam de maneira extraordinária e criativa”, observou o governador Wellington Dias. Para ele, o estado está aberto para ser descoberto por todos os cariocas e fluminenses. “Temos um tesouro no Brasil para ser desbravado por todos os brasileiros”.

O artesanato, as artesãs e os artesãos constituem a força central da exposição. Diversas técnicas são abordadas, como a cerâmica, a escultura em madeira dos tradicionais santeiros piauienses, a cestaria em carnaúba, os bordados, a tecelagem manual, a joalheria utilizando opalas de Pedro II, a renda de bilro e a renda de sisal, entre outras.

Encontro de Negócios do Turismo de Piauí

Agentes de viagens cariocas e fluminenses

Agentes de viagens cariocas e fluminenses

O Encontro de Negócios de Turismo, por sua vez, com vendas e prospecção de futuras parceiras para o destino Piauí junto às agências e operadoras locais foi muito bem recebido e fechou com chave de ouro esta primeira rodada de negócios. Jarbas Modesto e Patrícia Cócaro, da Besser Consultoria, a serviço do Sebrae, não tem dúvidas quanto ao sucesso dessa primeira experiência do Piauí com o trade fluminense. “Certamente serão fechados negócios e parcerias em volume superior aos R$ 2 milhões”, destacou Jarbas.

O encontro de negócios trouxe ao Rio dez empresários do receptivo do Piauí para um networking com mais de 170 agentes de viagens, previamente selecionados, com o objetivo de apresentar produtos e serviços do Estado, além de capacitar os agentes para promoção e comercialização do destino turístico nordestino.

Tomaz Louzeiro Júnior, da Cia da Capivara Turismo e Aventura, mostra e negocia o Parque Nacional da Serra da Capivara, em João Costa, onde há mais de 180 sítios arqueológicos preservados para visitação, sendo 17 deles equipados com rampas e demais cuidados para deficientes.

Marcos Fonteles, diretor da EcoAdventure, não tem dúvidas que o Piauí será o destino da moda no pós-pandemia. “Temos atrativos naturais incomparáveis, além de muito verde, artesanato, cultura e gastronomia. A curiosidade do viajante pelo Piauí cada dia está mais aguçada e o estado não deixa por menos. Vamos nos projetar e mostrar toda essa beleza para o brasileiro”.

GALERIA:

 

Receba nossas newsletters