Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Fotos

Garantido e Caprichoso fecham neste domingo (26) o Festival Folclórico de Parintins; fotos

Bumbódromo ganhou novos camarotes para o Festival Folclórico 2022

Bumbódromo ganhou novos camarotes para o Festival Folclórico 2022

PARINTINS – O bumbá Garantido abre a última noite do 55º Festival Folclórico de Parintins neste domingo (26), na arena do Bumbódromo. Mais de 25 mil pessoas vão acompanhar a disputa pelo título de campeão entre o boi vermelho e o Caprichoso, azul, que se apresenta a seguir, encerrando esta edição que já é considerada a maior de todos os tempos.

Veja a galeria de fotos abaixo

“Amazônia do povo vermelho” e “Amazônia nossa luta em poesia”, são os enredos encenados, respectivamente, pelos bois Garantido e Caprichoso, que entram na arena pela terceira apresentação, mais uma vez com novas surpresas, novas fantasias e alegorias gigantescas.

ENTENDA A LENDA – Na festa de Parintins, dois bois encenam a lenda de Mãe Catirina, uma mulher grávida que foi tomada por um súbito desejo de comer língua de boi. Pai Francisco, seu esposo, sacrifica então o boi favorito do patrão para atendê-la. Este, quando descobre, ameaça matar o empregado. Quem teria salvado Pai Francisco da morte foi o Pajé, que ressuscitou o boi antes da execução do homem. O boi Garantido encenou a história pela primeira vez em 1913. Em 1922, surgiu outro grupo, o boi Galante — como era chamado o Caprichoso à época.

O Festival Folclórico de Parintins é uma realização da Prefeitura de Parintins e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que após um intervalo de dois anos sem o festival, destinou o de R$ 10 milhões, divididos entre as agremiações.

GALERIA:

Fotos: Michael Dantas/Cultura e Economia Criativa

O M&E viaja com proteção GTA.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.