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Gastronomia, novas rotas e atrações para o público final na FITA 2020; veja fotos

André Dias, Secretário de Turismo do Pará

André Dias, Secretário de Turismo do Pará

SÃO PAULO – A FITA 2020, realizada no estado do Pará, acontecerá dos dias 3 a 5 de abril e está de cara nova. Em outubro, junto com as datas da feira, também foi anunciada a sua nova identidade visual, que agora traz cores relacionadas à natureza e à Amazônia. O lançamento, que contou com cerca de 650 pessoas, mostrou que as expectativas estão altas para a edição do ano que vem. Em evento realizado nesta terça-feira (12), o Secretário do Turismo do Pará, André Dias, apresentou mais detalhes sobre a próxima edição da FITA.

Segundo o Secretário, uma das missões da Secretaria de Turismo do Pará era de retomar a feira e atualizá-la, para deixá-la ainda mais competitiva no âmbito nacional. Além do Pará, também serão abordados os destinos que integram junto com ele os novos projetos da Rota da Amazônia, sendo os estados participantes o Amazonas, o Pará e o Maranhão.

A intenção da feira é também de mostrar as qualidades culturais das regiões, como música, gastronomia e até artesanato, apreciado principalmente através do espaço que será destinado para a apresentação dos diversos destinos, principalmente do Pará. Em parceria com artistas locais, a ideia é que seja montado um estande no formato de uma cobra de miriti, uma madeira bem fina que serve de material para fazer brinquedos e que servirá como matéria-prima para o formato inusitado do estande, que trará experiências sensoriais, visuais e auditivas para os visitantes, principalmente de público final.

A gastronomia será um ponto forte a ser abordado na FITA 2020. Com um palco para  o culinária show, grandes aspectos dessa área serão apresentados aos visitantes. Isso acontece porque, das 31 rotas do turismo brasileiras, 3 delas estão no Pará e todas elas são gastronômicas. Santaré, Queijo do Marajó e Ilha do Cambu são os principais destinos das rotas. Mais especificamente na Ilha do Cambu, há uma variedade de 48 restaurantes e algumas associações que reúnem barcos para levar os turistas de um restaurante para o outro, que funciona quase como o Uber, só que apenas voltado para o turismo gastronômico e em barcos.

Segundo informações fornecidas por André Dias, as regiões do Pará, que antes eram divididas em seis principais polos turísticos, após reuniões com as secretarias municipais, foi um consenso que o sistema já estava inadequado à atualidade do mercado. “Devido a unanimidade de todas as secretarias de que o modelo antigo já não estava mais funcionando, nós nos unimos, conversamos e optamos por redividir o estado em regiões turísticas de acordo com as atividades, o bioma a geografia e até a economia. Agora são 14 regiões e vamos apresenta-las em primeira mão na FITA 2020”, disse André Dias.

“Cada uma das regiões está responsável por levantar dados e se autodescrever durante a feira. Nós temos um caminho a seguir, mas quem melhor para falar das regiões do que os estudiosos e os profissionais locais?”, completou Dias. Parte da tarefa das regiões é apresentar seus diferenciais para que os visitantes compreendam as variações entre as 14 áreas turísticas.

Outra rota a ser trabalhada é a Rota do Peregrino Mariano, que apresenta santuários marianos lusófonos da região, sendo os principais o Santuário de Fátima, o Santuário de Nazaré e o Santuário de Aparecida. “A nossa intenção é que um turista religioso, ao visitar os grandes templos, se sinta instigado a visitar também os templos menores”, disse Dias. Há também comunicações com outras regiões do Brasil e até de Portugal para ajudar na promoção dessas rotas.

Programação e Layout

Quanto à programação da FITA 2020, o Secretário deixou claro que as palestras científicas já foram feitas durante o lançamento da feira, justamente para que o agente de viagem já chegasse no evento com esses conhecimentos mais técnicos. Haverá seminários que trarão temas relacionados ao turismo, mas também acontecerão atividades mais lúdicas, como o Cozinha Show e a Vitrine Cultural. O Café com Trade, iniciativa muito aprovada pelas agências de viagens do Pará, também continuará acontecendo durante a feira.

A FITA 2020 contará também com o Feirão Pará, que será um espaço destinado para a venda do destino para os consumidores finais, instigando-os a viajar para os destinos do Norte, sob uma réplica arquitetônica da famosa feira de Verupesos, que é tradicional do Pará, está na lista para tornar-se Patrimônio Cultural da Humanidade e é a maior feira a céu aberto da América Latina.

Há alguns espaços já pré-definidos, como o espaço institucional do governo, com as secretarias, os espaços de eventos e o do Feirão Pará. O resto dos estandes estará disponível para comercialização para expositores como os destinos, as agências de viagem, prestadores de serviço, hotéis, fornecedores, entre outros.

Público final

Entretenimento também é uma palavra de destaque para a FITA 2020, uma vez que ela contará com diversas atividades lúdicas para que o visitante que seja público final também possa aproveitar ao máximo a feira. Uma das ideias, segundo Dias, é montar um quiz com fotos e informações sobre os lugares e as pessoas, conforme vão acertando as respostas fazem pontos e as melhores colocadas no ranking ganharão prêmios. “A ideia é engajar o público para que eles queiram ficar mais tempo na FITA 2020 e tenham ainda mais vontade de viajar e comprar pacotes turísticos”, disse o Secretário, “Nossa intenção é também mobilizar as pessoas aqui do Pará a conhecerem mais o estado e seus pontos turísticos”.

“A feira vai ter então essa pegada mais lúdica, de entretenimento, porque eu acho que o turismo é isso. O turismo de lazer é entretenimento, é curtir a viagem, é ter momentos com a família. É isso que a gente quer pro nosso público final”, finalizou Dias.

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